domingo, 24 de março de 2019

LA PIAZZETTA






Chegou o 3º dia de cruzeiro - dia de ir visitar 

SIR BANI YAS ISLAND, 

uma Ilha no Golfo Pérsico! 

Já tinha reservado uma excursão na Ilha 

"Mini Island Tour" de 1 hora pela Ilha para as 13h 30m, 

e fiz a minha rotina diária, após o pequeno-almoço 

passei no Balcão de excursões, pois tinhamos 

ordem para ir levantar uma senha 

para descermos às lanchas e ir a Terra!




só que... não havia ainda a certeza se isso iria acontecer 

pois diziam que o mar estava picado, com ventos de 40kms 

e as ondas de 3 metros não permitiam o desembarque 

para as lanchas e regressei à minha cabine, era meio-dia 

e avisaram aos microfones gerais do navio que ficava 

"sem efeito" a ida a Terra... Ohhh e eu que queria tanto 

conhecer a Ilha e fazer o tour... fiquei triste e deprimida 

e meti-me na cama e dormi até às 16h, 

nem almocei... quando acordei dei uma volta pelo navio 

e fui fazendo estes clicks... passei em alguns Bares 

que não tinham ninguém, a maioria estava nas piscinas 

e ao ar livre...fui ao SPORT FUN BAR 

(todo decorado num tom forte amarelo) 

e encontrei dois amigos a jogar "Bowling"...






passei num outro BAR muito colorido








e fui ao BAR "La Piazzetta" no piso 6 

ao centro do navio e fui comer um snack, 

pois o meu jantar seria às 18h 30m e sendo já 17h 

não iria encher o estômago com mais comida...




depois de petiscar o snack, passei na "Biblioteca" 

e fiquei entretida com alguns livros em português

passei os olhos nestes e debrucei-me no livro do 

"José Rodrigues dos Santos - Novas Conversas de Escritores"

sou franca, nunca li nenhum livro deste escritor 

e o tema era mesmo muito interessante, gostei... 




gostei tanto, que até fotografei algumas partes, 

como esta conversa com "Paul Auster"... 




mesmo navegando no "Golfo Pérsico" 

ao ler esta conversa, senti-me em New York, 

com Robin Cook, num apartamento no topo da Trump Tower

gostei do pormenor do JRS ter que tirar os sapatos 

quando entrou no apartamento... 

estava tão entusiasmada na leitura que, quando dei por mim 

eram 18h 30m, lá fui a correr à minha cabine 

arranjar-me para o jantar, só há 15 minutos de tolerância 

e eu não queria perder a companhia do tal casal 

que jantava todos os dias comigo 

e, das animadas conversas que tínhamos ao jantar... 






uma outra conversa com Amin Maalouf 

que não autorizou a publicação da sua entrevista...




neste jantar de 2ª feira pedi como 

Entrada - calamari e camarão ao estilo italiano 

com um mix de vegetais crocantes 

e estava uma autêntica delícia! 




Para prato principal pedi 

um "Risotto de vegetais à primavera" 

com legumes e salpicado de queijo Parmigiano




e, para sobremesa pedi uma seleção internacional 

de queijos, com uva e marmelada com tartelete 

de massa quebrada...tudo acompanhado de um bom vinho!



terminada a refeição fui à minha cabine lavar os dentes,

fui para a Sala de Teatro ver o show nocturno 

que terminou às 22h depois subi ao deck 14 para um 

espectáculo de musicas dos anos 60 e 70

e, como estava fresca que nem uma alface, pois tinha dormido

 uma bela sesta, terminei a noite no piso 15 na discoteca, 

cheguei à cabine às 2h da manhã completamente 

encharcada de tanto dançar, tomei um duche 

e fui-me deitar, mas quem dizia que conseguia dormir?

há muito que não fazia uma esticada destas 

e estava completamente eléctrica...

só adormeci pelas 3h 30m!

8 comentários:

  1. O golfo Pérsico é um golfo localizado no Médio Oriente,
    como um braço do mar da Arábia,
    entre a península da Arábia e o Irão.

    Trata-se de um mar interior com cerca de 233 000 km²,
    ligado ao mar da Arábia a leste pelo estreito de Ormuz
    e pelo golfo de Omã, e com seu limite a oeste marcado
    pelo delta do Xatalárabe, chamado Arvand-Rood pelos iranianos,
    que carrega as águas dos rios Eufrates e Tigre.

    Os países com litoral banhado pelo golfo Pérsico são, em ordem horária: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita,
    Catar (que ocupa uma península avançada sobre o golfo),
    Barhein (uma ilha no golfo), Cuaite, Iraque, e Irão.

    Todos estes países, com exceção dos dois últimos (Iraque e Irão), formam uma união econômica denominada Conselho de Cooperação do Golfo.

    O golfo Pérsico e suas áreas costeiras são a mais rica e mais usada fonte de petróleo do mundo;
    as indústrias derivadas da sua extração e refino
    dominam a região. Existem diversas ilhas no golfo,
    algumas das quais são contestadas por estados vizinhos.

    ResponderExcluir
  2. O importante é desfrutar de todos os mementos.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  3. Sofá Amarelo24 de março de 2019 15:43
    Começaste o post da melhor pois Bowling é dos poucos jogos de que gosto. Nem sabia que podia haver este jogo num navio por causa dos balanços. Obrigado por mostrares e ainda por cima com jogadores (o meu recorde é 230 pontos num jogo - acho que 300 é o máximo).

    Dormir nestas viagens é um "desperdício", heheh, mas percebi o motivo. Gosto dos bancos amarelos de um bar que mostras e muito bem. É mais o meu género que o outro a seguir, por exemplo.

    Gosto também dos sofás roxos, deve ser muito agradável estar ali à conversa com pessoas q ue sabem conversar.

    E o snack, hummm, super apetitoso... e livros em português, que surpresa, isto demonstra que os portugueses também viajam e sabem viajar... pelo menos alguns portugueses, estando tu incluída nestes que sabem viajar.

    Paul Auster é um amigo de Portugal, está agora com 72 anos mas mantém todo o seu charme. ,Quando eu estava no Expresso era um escritor de eleição da maior parte das pessoas da Cultura, tendo um artista plástico ido de propósito ter com ele a Marrocos (na altura ele vivia em Marrocos, não sei se ainda vive) para o conhecer pessoalmente.

    Mais páginas de livros a demonstrar que estás atualizada e que te interessas igualmente pelo que está a acontecer no mundo.

    Já jantei mas esses menus são muito apelativos, incrível como num navio têm tanta variedade e todos esses ingredientes.

    Pena não teres fotos da tua dança mas pelo menos conta-la e até fazes sentir o tom da música. Deve ter sido fantástico, mesmo como se vê nos filmes.

    Também fico admirado com as obras de arte. seria para vender, divulgar, ou simplesmente um investimento dos proprietários do navio?

    Dessas escadas simétricas faz pensar que vão descer princípes e princesas cheios de glamour para uma festa especial. Tudo muito bem documentado, uma reportagem completíssima a nível de texto e de imagem ao nível do melhor que se poderá fazer em literatura de viagens. Poderias muito bem vender este artigo para uma revista especializada,pena em Portugal não se dar oportunidades.

    E terminas da melhor maneira com o intimismo do teu quarto. Muito bom este post, muito completo e muito apelativo. Excelente publicidade à viagem, até merecias um desconto numa próxima viagem, porque fizeste uma "publicidade" muito equilibrada e profissional. Parabéns :-)

    ResponderExcluir
  4. MUITO OBRIGADA ALEX pelo teu comentário!

    Também eu adoro jogar Bowling
    e, ainda bem que escreveste isto:
    nem sabia que podia haver este jogo num navio por causa dos balanços.

    É O QUE EU DIGO vezes sem conta, quem NUNCA FEZ UM CRUZEIRO como pode fazer uma AFIRMAÇÃO destas?
    Quais balanços?
    NEM SENTES que estás no MAR...

    Dormir nestas viagens é um "desperdício", heheh, mas percebi o motivo. Não é bem assim!
    Se eu tivesse algo mais para fazer, seria sim um desperdício,
    mas o navio em navegação
    e eu já tinha visto quase tudo, assim APROVEITEI o descanso da sesta depois fui fotografar 2 Bares, fui comer e fui mais de 1h para a Biblioteca, se o "tempo" for bem dividido, tudo se faz e nada se desperdiça.

    ...deve ser muito agradável estar ali à conversa com pessoas que sabem conversar...TENS TODA A RAZÃO mas como podes ver
    os Bares não tinham ninguém e eu também não tinha ninguém para conversar...
    ESTAR NUM CRUZEIRO sozinha
    e/ou ACOMPANHADA faz uma grande diferença!

    os portugueses também viajam e sabem viajar...
    SIM, MUITOS MAIS DO QUE TU PENSAS
    só quem anda pelo MUNDO como eu ando, sabe que há portugueses por muitos outros lugares!

    MENUS muito apelativos,
    incrível como num navio têm tanta variedade e todos esses ingredientes.
    TU não sonhas mesmo o que se come num cruzeiro...

    obras de arte para dar Alma ao espaço onde estão 3.000 pessoas
    não é um espaço sem graça, tem todos os atractivos necessários

    OBRIGADA PELO ELOGIO:
    uma reportagem completíssima a nível de texto e de imagem ao nível do melhor que se poderá fazer em literatura de viagens.

    ResponderExcluir
  5. muito obrigada pela visita ao meu blogue!
    gostei destes momentos na sua companhia pelas delicias desse cruzeiro, voltarei ao assunto mais tarde e ao prazer da descoberta dos seus blogues !
    abraço
    Angela

    https://poesiesenportugais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Tulipa!

    Estou no sítio certo? Encontrei aqui um comentário do "Sofá Amarelo" e a sua resposta às afirmações deste comentador.

    "Quais balanços", respondeu a Tulipa. Que mulher de fibra e sem medos. Eu só de pensar que iria fazer um cruzeiro acompanhada, repito, acompanhada, decerto que uma semana antes tinha de tomar benzodiapinas, quanto mais sozinha. Não, não! "Morria" de medo e de ansiedade.

    Não foi fazer a excursão à ilha, devido ao vento fortíssimo (e depois ficou deprimida e foi dormir. Ótimo, assim acordou mais bem disposta), mas depois foi para a discoteca dançar aquelas músicas dos anos 60 e 70 até às duas da matina (só até às 2h-risos?). Isso é excelente e dançar é sempre uma terapia de libertação. Viajar nada me diz, mas dançar it's SO GOOD! Evidente que cada pessoa é um caso.

    O meu blogue está protegido devido à minha fotografia, que já tenho colocado lá em tamanho grande, mas mesmo assim já houve quem fizesse montagens, honestas, diga-se, com o meu rosto numa parede de um edifício. Tulipa, quem quiser, pega numa caneta ou lápis e tira as passagens do(s) poema(s), que pretender, para uma folha de papel e depois escreve-as no comentário. Dá mais trabalho, eu sei, mas assim estou mais "resguardada".
    As pessoas falam tanto de plágio e dizem ser crime. Para lhe falar, francamente, nunca encontrei poesia minha assinada por outra pessoa, mas a Internet é um mundo.

    Gostei, como sempre, de todas as fotos que aqui nos mostra e "La Piazzetta" é muito in e acolhedora.

    Ando sempre a ver quais os blogues que a Tulipa tem e quais os que a Kalinka tem, e muitas vezes, barulho-me, porque são da mesma pessoa, portanto seus. Pois, a sua resposta ao Alex (Sofá Amarelo) está neste seu blogue denominado: "Coisas Simples da Vida" e não no "meusmomentosimples" (que nunca encontrei), que são os "Momentos Perfeitos", na realidade.

    A Primavera chegou para toda a gente do Hemisfério Norte, portanto, a menina também foi contemplada. Deixe lá as trevas para a Idade Média -rs.

    Beijinho e boa semana. Quando vai viajar?

    ResponderExcluir
  7. Estas naves son autenticas ciudades flotantes con infinitos lugares donde pasar el tiempo.
    Veo que unos de los escritores es el español Arturo Pérez-Reverte.
    Gracias por la visita de mi blog en el que también tengo algo de Portugal, en concreto en la zona de la frontera o como decimos por aquí de "La raya".

    Saludos.

    ResponderExcluir
  8. Me ha gustado mucho tu post. Un saludo desde Almería España

    ResponderExcluir