quinta-feira, 14 de maio de 2020

ABSURDOS - ESCOLAS E CRECHES



Chegou o dia 13 de Maio, em Fátima 

e as imagens foram de silêncio e ninguém... 

tal como já tinha sido na Páscoa, 

com o Papa no Vaticano, 

a percorrer aquele caminho sozinho. 

Uma vez na Vida e ficará na História, 

estas imagens para memória futura. 

Mas, tomara mesmo que seja só 1 x na Vida, já chega! 

. . . / . . . 

Outra notícia: 

Educadores recusam assumir responsabilidades 

na reabertura de Creches 

Concordo, eu faria o mesmo! 

Trabalhei 10 anos da minha Vida em Infantários 

e Jardins de Infância e sei bem como é... 

. . . / . . . 

Outra notícia: 

Portugueses pediram 54 milhões de euros por dia, 

ainda antes de rebentar a crise! 

Pergunto: Quem pediu os meus 54 milhões? 

é que eu não pedi NADA... 

Há gente mesmo sem juízo, 

só sabem pedir créditos, gostam de viver 

uma Vida inteira a dever dinheiro! 

É tão bom deitar a cabeça no travesseiro 

sem ter preocupações nem dívidas.





Outra notícia: 

esta SIM... deixa-me MUITO PREOCUPADA 

acho desnecessário criar problemas de saúde 

a adolescentes de 17 e 18 anos e obrigá-los 

a irem ter aulas, apenas por 1 mês. 

Se arranjaram solução para todos os outros 

alunos, que têm de diferente 

estes alunos do 11º e 12º anos? 

Acredito que eles querem fazer "experiências" 

e, para isso precisam de COBAIAS, 

só que a minha neta será uma dessas 

COBAIAS e eu estou muito assustada! 

Uma menina que está fechada em casa há 

mais de 60 dias e vai sujeitar-se a estar com 

outras pessoas - colegas e professores - que 

podem passar-lhe o vírus.




Uma obrigação ir para as aulas...

já restaurantes, cafés e shoppings é outra coisa, 

"só vai QUEM QUER" não é nenhuma obrigação!

. . . / . . . 

Diz na capa do jornal: 

"Escolas desinfectadas várias vezes ao dia"

Sou como S. TOMÉ - ver para crer! 

Porque antes disto tudo, as regras de higiene 

eram mínimas, quase inexistentes 

na escola onde anda a minha neta

Queria papel na casa de banho e nada, 

wc's sem portas, como é que as meninas podiam 

fazer as necessidades? sem nenhuma privacidade. 

Eu mesma fui lá uma vez e vi-me "grega"

fiquei mal impressionada, 

daí num lugar que pouco faziam, 

agora pouco continuarão a fazer...

que segurança transmite? NENHUMA




É o que temos! 

Espero bem que não se venham a arrepender 

das decisões tomadas, em cima do joelho. 

Meu coração de Avó está apertadinho 

e cheio de angústia, não posso 

sequer imaginar o pior...


4 comentários:

  1. Fantástica publicação. Super didáctica e informativa. Oxalá que o desconfinamento não nos traga grandes dores de cabeças e a doença alastre ferozmente.
    Estas noticias que aqui nos deixa são perfeitas prendas de conhecimento. Obrigado pela partilha

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Aqui parece mais ou menos certo que o ensino infantil não reabrirá neste ano lectivo.
    Bjs, bfds

    ResponderExcluir
  3. Outro post que deve ter dado um trabalho enorme, pois eu sei que não é fácil organizar as fotos de jornais (ou outras) no sítio exacto com o texto. Ainda por cima o teu texto (bem distribuído pelo post) bem podia ser uma crónica de um jornal, pois chama a atenção de muitos pormenores (que não são pormenores) de muitas coisas que têm a ver com a segurança e a sensatez.

    A maior parte das regras das creches só podem ter sido "inventadas" por quem nunca esteve com crianças daquelas idades. Das escolas tenho a maior desconfiança. As TVs são pródigas a mostrar os colégios de topo onde até dão saquinhos aos alunos com vários produtos... gostava que fossem a escolas na Amadora, Odivelas ou em pontos da Margem Sul para ver se era assim... e se for no início, tenho quase a certeza que ao fim de uns tempos já não o será. As WCs das escolas secundárias especialmente sempre foram a maior enxovia... a falta de material e a pouca formação das senhoras da limpeza fazem o resto...

    Já não tenho filhos em idade escolar mas pensaria duas ou três vezes antes de os deixar ir a essas aulas... para algumas coisas penso que o esforço devia continuar, isto que não tem a ver directamente com a economia não havia necessidade.

    Outro absurdo que irei fazer menção no meu Facebook é o das praias. Ninguém morre se não for à praia durante um mês ou dois. Para mim eram simplesmente interditas até fins de Julho por exemplo. As pessoas deveriam pensar mais em trabalhar e ajudar o país a recuperar que pensar no lazer... para que isto não volte tudo atrás... excelente post a chamar a atenção para casos da vida real.

    ResponderExcluir
  4. Aqui na minha cidade não tem nenhuma previsão de retorno às aulas, até porque, os casos, infelizmente, estão aumentando a cada dia e ficar em casa é o mais seguro!
    Beijos!

    ResponderExcluir