segunda-feira, 24 de maio de 2021

WORLD WONDERS - MARAVILHAS DO MEU MUNDO


MARAVILHAS DO MEU MUNDO 

será a nova série de artigos 

que vou fazer neste blog, daqui em diante, 

pois sou uma "sortuda" à conta da minha persistência! 

Sim, pois não é fácil e só quem tem este vício 

da aventura e de viajar pode perceber o que explico, 

nada cai das nuvens, nada vem ter comigo de mão beijada, 

tudo foi conseguido com muito esforço, 

poupança, critérios definidos! 

Conheço pessoas que dizem um dia vão fazer 

o mesmo que eu, pois...vendo os seus critérios e decisões 

sei que não vão conseguir chegar onde cheguei, 

da mesma forma que eu consegui, temos que fechar 

os olhos a muitas coisas, fechar a boca a certos impulsos,

 enfim...

Lembro-me perfeitamente 

como se fosse hoje como começou a conversa 

de ir fazer esta maravilhosa viagem ao CABO NORTE




quem me conhece já sabe como sou...

enquanto eu não disser: EU VOU, tudo bem, 

mas no dia que aqui dentro de mim tomo a decisão de IR, 

nada mais me faz voltar atrás, para a frente é o CAMINHO

na Páscoa de 2019 uma amiga disse-me: 

este ano quero ir ao CABO NORTE, eu nunca tinha pensado 

sequer nessa possibilidade, mas depois dela me dizer, 

fui procurar em que consistia o PROGRAMA e...

fiquei completamente "apaixonada" pela ideia do 

que poderia visitar e daí em diante, não mais parei, 

falei com a agência, paguei a sinalização da viagem 

em "Individual" pois não é fácil arranjar uma companheira 

para partilhar o quarto e...só pensava no dia da partida

N.Senhora de Fátima, meu anjinho da guarda, Deus Nosso Senhor

todos juntos conspiraram em meu auxílio 

e 1 mês antes da viagem, a mesma amiga pediu-me 

se eu queria ficar no quarto com ela pois a companheira 

dela tinha desistido e com isto, eu "ganhei 400€"

que alegria! E, assim fomos juntas, demo-nos lindamente 

com a partilha do quarto e ficamos ainda mais amigas desde aí...




DESFRUTEM destas magníficas paisagens, 

que eu fui registando com o telemóvel, 

sempre com o autocarro em andamento

EU sentia-me a "levitar" 

nem queria acreditar como é possível haver estas 

paisagens deslumbrantes

parecem aguarelas com os tons de azul e verde, 

de quando em vez sarapintadas de casinhas

Há montanhas de "neves permanentes"





Belos reflexos ou "espelhos de água"



Lofoten é um arquipélago e um distrito do condado de Nordland na Noruega

Embora esteja situado no Círculo Polar Ártico, o arquipélago experimenta uma 

das maiores variações de temperatura do mundo a despeito de sua elevada latitude.

O arquipélago de Lofoten está localizado entre os paralelos 67º e 68º norte, 

no círculo ártico da Noruega setentrional e é conhecido por sua extraordinária beleza natural 

e por ser um grande centro de pesca de bacalhau

Lofoten inclui os municípios de VåganVestvågøyFlakstadMoskenesVærøy e Røst

As ilhas Lofoten são caracterizadas por suas montanhas e picos, 

enseadas protegidas, faixas litorâneas e vastas áreas virgens. 

A mais alta montanha em Lofoten é Higravstinden (1161 m) em Austvågøy; 

Parque Nacional Møysalen, ao norte das Lofoten, têm montanhas que chegam a 1262 m. 

O mar é rico em vida e a maior barreira de corais do mundo em águas profundas 

(o Recife Røst, 40 km de comprimento) está situada à oeste de Røst. 

Lofoten ostenta alta densidade de águias-do-mar e corvos-marinhos 

e uma enorme variedade de aves marinhas, entre elas o colorido papagaio-do-mar

Lontras são comuns e existem alces em Austvågøy. 

(informação retirada da Wikipédia)


O arquipélago norueguês onde é possível observar auroras boreais, 

o sol da meia-noite e paisagens naturais incríveis. 

Embarque nesta viagem por um dos últimos locais 

em estado selvagem na Europa.


ILHAS LOFOTEN: UM TESOURO ESCONDIDO





Espero que tenham gostado 

de me acompanhar neste passeio!

EU adorei recordar



 

13 comentários:

  1. Lofoten é um arquipélago Norueguês situado no Círculo Polar Ártico aquele que, dos cinco grandes círculos de latitude que marcam a Terra, se localiza mais a norte.
    Caracteriza-se por um distinto cenário de montanhas e picos, imponentes fiordes a rasgar o mar, zonas em estado virgem, praias intocadas e baías abrigadas.

    Este território é considerado inóspito por muitos e desde os primórdios que foi ocupado apenas pelos mais bravos homens do mar:
    primeiro os Vikings e mais tarde, os pescadores de bacalhau, especialmente no Inverno quando o bacalhau migra do mar de Barents para o Sul e chega às ilhas Lofoten para desovar.

    Apesar dos rigorosos invernos, devido à corrente quente do Golfo, o arquipélago tem um clima muito mais ameno do que outras partes do globo na mesma latitude.
    É essa localização que permite vivenciar duas das mais bonitas experiências que a Mãe Natureza tem para oferecer:
    o sol da meia-noite e as auroras boreais.
    Comecemos então a viagem que nos vai guiar ao longo das Lofoten, um dos últimos locais em estado selvagem na Europa.

    ResponderExcluir
  2. Por que ocorre reflexo da paisagem na superfície da água?

    Quando a luz que se propaga no ar atinge a superfície da água, parte dela (parte da energia luminosa) é refletida e parte é refratada.
    O fenômeno da refração é sempre acompanhado do fenômeno da reflexão! Quanto maior o ângulo de incidência (quanto mais rasante à superfície da água a luz incidir), tanto maior é a parte da luz refletida.
    Quando enxergas a paisagem distante refletida na superfície da água, estás recebendo raios luminosos que atingiram a superfície da água segundo ângulos de incidência grandes (isto é, raios luminosos rasantes à superfície da água) e, portanto, grande parte da energia luminosa incidente não é refratada mas refletida.
    Assim a superfície da água funciona como um espelho,
    tendendo a um espelho que tudo reflete quando o ângulo de incidência se aproxima dos noventa graus ou a direção de propagação da luz incidente tender a ser paralela à superfície da água.
    a superfície calma da água pode ser um espelho quase perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Que bom,Tulipa que planejas e vais viajar... Lindas fotos e asim viajamos contigo!Adorei mais essa! beijos, linda semana e que possas viajar muito sempre! chica

    ResponderExcluir
  4. .Fotos magistrais. Imagino que tenha sido uma viagem apaixonante. Com a amiga ainda foi melhor pois sempre iam conversando sobre o que viam. Fiquei com "inveja", lol
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    ResponderExcluir
  5. Estas fotos são verdadeiramente dignas de uma boa revista de viagens, qual delas a que nos tira mais o fôlego, pois parecem apenas ao alcance dos grandes fotógrafos da National Geographic, por exemplo.

    E quanto ao texto lê-se como se fosse quase um romance, muito bom, muito bem escrito, as ideias bem delineadas e a informação perfeita. Muitos parabéns pelo post, super completo, profissional, formativo e informativo.

    ResponderExcluir
  6. São tesouros que ficam para sempre connosco.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Boa noite de sábado, querida amiga Tulipa!
    Que lindo! Casinha com neve ao longe. Ah!
    É de extasiar ver os tons azuis e verdes se mesclando num postal maravilhoso.
    Você focou algo importante, planejar e viajar direto é possível para quem é livre.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir
  8. Deve realmente ser um local fascinante, adorava visitar.
    Todas as fotos estão maravilhosas.
    Bom domingo
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Belíssima fotos, expressando todo amor e poder de Deus!
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  10. Desfrutei em cada uma das suas excelentes fotografias as paisagens maravilhosas. Oxalá volte a viajar para locais tão belos. Obrigada por partilhar.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Sim, é verdade quem não tem muito, tem de poupar e fazer algumas cedências para poder viajar.
    Que sorte teve em conseguir companhia para ficar no quarto, e assim poupar esses 400€ que dariam para fazer outra viagem.
    E ainda por cima deram-se lindamente e ficaram amigas. Espetacular!!!
    Estas fotos foram feitas em andamento com telemóvel??? Não diria......
    Simplesmente divinal é que parecem aguarelas lindíssimas!! Reflexos excelentes!!!!
    Isto é mesmo um autêntico tesouro escondido! Você adorou recordar, e eu adorei ver!! Muitos parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Túlipa,
    Que maravilha. Parece que se está noutro mundo!
    Paisagens deslumbrantes e as suas fotos fabulosas!
    Adorei a acompanhá-la, já que ir até lá está fora de questão;))!!
    Beijinhos e obrigada por partilhar os seus tesouros de viagem.
    Ailime

    ResponderExcluir
  13. Mais um destino fabuloso, que adorei descobrir!!!
    As imagens transmitem-nos uma beleza e serenidade incríveis!
    Um daqueles posts, para ficar apreciando e reapreciando demoradamente! As imagens estão lindas, Ester!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir