domingo, 21 de maio de 2023

FREGUESIA DE VILA NOVA - Miranda do Corvo


MARAVILHA

PRIMAVERA 

e andar pelos campos cheios de flores

AMO a NATUREZA 

e neste meu passeio, aproveitei ao máximo 

a NATUREZA no seu estado mais puro!





ÁGUA 

cascatas, açudes, seja lá o que for, 

eu AMO de paixão!



Absorvida nos meus pensamentos, 

apreciando tudo à minha volta, 

sentindo o cheiro dos campos, 

o silêncio da NATUREZA



Mais um click no baloiço 

e o meu característico V de Vitória

porque na realidade, todos estes momentos 

são mesmo vitórias para mim... 



Ao passar numa aldeia, 

tivemos que parar o carro e fazer estes clicks 

pois foi tão inesperado ver estes três cães 

a espreitar para a rua, 

estavam mesmo em pose...



Andando e descobrindo 

outra aldeia ou seja na Freguesia de Vila Nova 

pelos vistos é característico 

ter na rua vários potes de barro 

que chamam a atenção de quem por lá passa, 

foi o que aconteceu connosco, 

parar e fazer os clicks








neste consegue-se mesmo ler a gravação:

FREGUESIA DE VILA NOVA



aqui um pote de barro 

junto das típicas "Alminhas" 

que aparecem pelos caminhos




Até que chegamos 

ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade Tábuas 

(nunca tinha ouvido falar)

 e como diz na placa pertence a MIRANDA DO CORVO





Amei toda esta zona, descer a ladeira 

e chegar a um riacho e uma ponte, esta casa com o seu 

formato muito original, com o riacho 

a passar aos pés, designa-se a CASA DO PASSAL



é um lugar tão ermo, nunca passa ninguém, 

que a Senhora ao ouvir as nossas vozes 

se assomou à porta por curiosidade

e falamos com ela 

saber porque se chama CASA DO PASSAL 

e lá nos explicou que, em tempos, 

quem ali passava davam guarida...

agora já não acontece!

é isto que eu ADORO 

falar com as pessoas da Terra 

e saber as suas histórias



espero que vocês também gostem 

de acompanhar este meu passeio 

no mês de Maio 2023 

10 comentários:

  1. No sopé de uma vertente da Serra da Lousã, localiza-se Santuário da Nossa Senhora da Piedade de Tábuas, enquadrado por uma paisagem de rara beleza.

    A fundação e o fundador da capela, Domingos Pires, um rico lavrador, estão envoltos numa curiosa lenda de aparições e anjos escultores.
    O sítio onde se edificou a capela da Senhora da Piedade tinha antigamente o nome de Malhadinha e a ela vinha Domingues Pires esperar o regresso dos seus gados.
    Diz a lenda que a senhora apareceu a este venturoso lavrador, por várias vezes sobre um penhasco, numa gruta que ainda hoje existe na encosta fronteira do referido sítio da Malhadinha. Tratou logo Pires de edificar, no sítio da Malhadinha, uma casa à Senhora da Piedade, e depois de construída a capela, foi a Coimbra onde então havia bons escultores, para encomendar a imagem representando o transe doloroso em que tinha o seu Divino Filho morto nos seus braços. Chegou à cidade, ao antigo convento de Santa Clara, que está junto à ponte, e ali foi pousar, a uma casa que devia ser hospedaria. Pouco tempo depois de aqui chegar, entraram dois formosíssimos mancebos que perguntando-lhe o motivo da sua ida a Coimbra, e sabido por eles, disseram a Pires que eram escultores, e que se lhes quisesse encomendar a manufatura da imagem, que não ficaria descontente; e que mesmo já tinham feito algumas imagens, que lhe traziam para examinar, ao que Pires acedeu.

    ResponderExcluir
  2. A capela principal, datada da segunda metade do séc. XVI, encontra-se disposta cenograficamente numa elevação que se destaca numa garganta apertada da serra. Apresenta-se sóbria e valiosa, tanto artística como arquitetonicamente.
    Como de costume, desenvolveu-se o santuário ao longo do caminho de acesso, por meio de motivos secundários, que formam um todo: capela de S. José, cruzeiro e capela de Santo Amaro, fonte, a capela propriamente dita, ao que juntaram nas vertentes próximas umas capelas.
    Na madrugada do dia 15 de Novembro de 1998, um violento incêndio destruiu a capela irremediavelmente juntamente com grande parte do seu recheio interior. Seguiu-se a obra de recuperação, inaugurada em 2005. Aqui decorrem no Domingo a seguir ao dia 08 de Setembro, as festas em honra de Nossa Senhora da Piedade. Esta secular romaria teve outrora grande predileção do povo do concelho, e até de fora, o que justifica as hospedarias que circundam o santuário destinadas ao albergue dos forasteiros.
    A frondosa vegetação que rodeia este espaço e as águas puras e cristalinas que brotam das suas fontes transmitem uma sensação de frescura muito apreciada no verão, tornando este local bastante aprazível.

    ResponderExcluir
  3. Miranda do Corvo
    Pequena capela, datada do século XVI, situada em lugar sobranceiro ao lugar de Tábuas, no topo de uma pequena elevação conhecida como Malhadinha. A sua fundação e o seu fundador estão envoltos em histórias de aparições. Consta-se que Domingos Pires, um rico lavrador documentado pelos meados do século XVI, foi agraciado várias vezes com a aparição de Nossa Senhora num local próximo onde hoje está a capela. Em virtude disso, mandou proceder à construção dela

    ResponderExcluir
  4. Que belo ver a natureza assim e tu mostraste tudo muito bem! Coisa bem boa! Adorei! beijos, chica e deu vontade de estar perto daquele riachinho e cascata ! Beleza! beijos, chica, ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. O nosso escritório era no centro.
    Essa zona era mais para almoçaradas.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderExcluir
  6. Neste seu passeio não só desfrutou do maravilhamento da Natureza, como nos mostrou a beleza de tantas coisas. Obrigada.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Imagino ter sido um passeio para sempre recordar. Tenho a certeza que ficou gravado em seu coração. As fotos são maravilhosas, encantadoras. Grata pela gentil partilha.
    *
    Segunda feira com Saúde, Paz e Amor
    */*

    ResponderExcluir
  8. Este post podia ter um título mais ou menos assim: "A Natureza no seu melhor e algumas curiosidades". Começas muito bem, com boas imagens da Natureza no seu melhor, incluindo quedas de água, o que aqui pelo centro-sul começa a escassear, infelizmente.

    Depois dessa dedicatória, por assim dizer, à Natureza, apareces tu integrada nessa Natureza, com um ar muito feliz.

    As fotos seguintes são realmente curiosidades e bem diversas. A dos cães está espectacular, até podias ganhar mais um prémio com esta fotografia. As bilhas tão portuguesas e que me lembra a minha avó paterna, que nos servia água de uma bilha quando éramos pequenos. Depois, casas e outras construções curiosas e bem integradas na paisagem. Excelente post, mais uma vez. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado por mais este belo passeio através das suas fantásticas fotos.
    O nosso país tem recantos tão lindos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir