sábado, 18 de janeiro de 2020

O MAR ESTAVA TÃO REVOLTO, QUE TENTEI ACALMÁ-LO




No início de 2020 decido fazer um post de homenagem 

a amigos/as que me acompanharam durante 2019 

há muito que prometia à "Chica" que havia de fazer 

um post do MAR para homenagear o seu blog 

"MARES DA CHICA"






Este MAR que captei no FURADOURO 

estava bravo demais... assim como, 

algumas vezes está a minha Alma! 

Revoltada com atitudes de injustiça, falta de humanidade. 

Mas, nada posso fazer, não posso mudar o Mundo! 




Faço também homenagem a estes blogues:

MEU MAR AZUL - de Roselia Bezerra

OLHARES DA GRACINHA 

AS MINHAS IMAGENS - da Elvira

ECOS E REFLEXOS - da Ailime

porque nos seus blogues mostram os olhares 

por lugares que vão visitando e vão partilhando.




aqui a "mochileira" foi "apanhada" por uma amiga 

da fotografia, quando "Eu olhava o MAR"

Completamente abstraída do que acontecia em redor

de máquina na mão, esperando o próximo click






O MAR
Sentindo como o vento embala a espuma
Das ondas que dispersam pela areia
Escutando o murmúrio das conchas
Arrastadas como folhas soltas
Num leve sopro de aura dispersas

Quando eu nasci, raiava o mês de Abril,
sorrindo em flor pelos caminhos,
Nadando na oscilação das ondas,
Passadiços que me levem até ele
isolado sobre o horizonte
Por onde desejo deambular.




Recebendo a brisa no meu rosto feliz
Do mar que me aparece defronte
Dançam as ondas no meu olhar.

E olho para toda a sua imensidão
Sozinha contemplo a beleza
Sentindo no meu coração, gratidão




Regresso já pela noite, em trépidos passos incertos
Sentindo nos pés, pingos de água e areia
Meu doce olhar embala cada passo, cada instante
Na solidão da noite, sinto o meu coração feliz
Ao contemplar o horizonte vejo verdade
A vida que Deus me destinou

Grata me sinto, ao ouvir um sopro, ao ouvido
Ilusório momento neste anoitecer
Onde evocam as palavras do Senhor.



Faço também homenagem a estes blogues:

ORTOGRAFIA DO OLHAR - de Graça Pires

RIO SEM MARGENS - de Jaime Portela 

blogues de poesia, aproveitando para mostrar publicamente 

um dos cinco poemas que escrevi (O MAR) para 

o livro de poesia que foi lançado a 14 de dezembro 

e do qual falarei brevemente...




aqui, o mar já não está tão revolto, 

mas sim muito calmo, de momentos felizes 

que vivi na COSTA VICENTINA





14 comentários:

  1. Chego aqui e me deparo com tanta beleza.Adorei teu carinho e mares maravilhosos, surpreendentes! Acabei de colocar uma notinha ao final do post com o teu link. Oportunamente, após as férias, poderei trazer as fotos em publicações no blog! Obrigadão de coração!ADOREI! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de sábado, querida amiga Tulipa!
    Que postagem linda!
    Bem percebia há tempos sua sensibilidade.
    Agora, vejo que traz poesia na alma,nota-se.
    Até porque os poetas passam um pedaço cá na terra e os versos os acalentam.
    Assim é com você também.
    Lindas suas poesias e fotos dos seus mares!
    Tenha um final de semana abençoado e feliz!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Tulipa,
    Também gosto muito de fotografar o mar e por isso apreciei imenso as suas fotos que estão maravilhosas.
    Quero agradecer-lhe o facto de ter aqui referido o meu Ecos numa manifesta prova de carinho e amizade.
    Muito obrigada e que 2020 lhe proporcione muitas e belas viagens.
    Um bejinho e um ótimo domingo.
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Para nos homenagear... fez belíssimas escolhas e o mar acrescentou mais magia à partilha!
    Bj e agradeço o carinho

    ResponderExcluir
  5. Fotos verdadeiramente espetaculares é o que nos ofereceu neste post.
    Obrigada pelo carinho de nomear o meu As minhas imagens.
    Que 2020 seja um ano muito feliz e sobretudo de muita saúde para si.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  6. Este podia ser chamado de O Post Completo. Ele vai da força do Mar até às homenagens a quem merece passando pela força da Poesia. Começo já por dar os parabéns logo no início do comentário porque este é acima de tudo um post forte e dedicado às Pessoas fortes e que se mantêm nos blogues de alma e coração.

    A selecção de fotos (captadas em vários locais do Mar Português) são de tirar o fôlego, cada uma delas uma obra-prima da essência da fotografia: estar nos sítios certos mesmo que poucos lá se desloquem porque realmente não é muito seguro e o vento e outras intempéries não são cómodos. Mas quem vive para registar momentos não há limites...

    E depois a Poesia: "o vento", "o mar", a "espuma" conseguem conciliar-se com os "murmúrios", com as "conchas" ou as "folhas soltas"... no teu poema há horizontes em forma de danças e brisas de gratidão...

    ResponderExcluir
  7. Aquelas fotos com a fúria do mar são espectaculares.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  8. O mar é realmente muito inspirador. As suas fotografias são lindíssimas e gostei do poema. Obrigada por mencionar o meu blog.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Caros amigos leitores,

    chegámos ao fim do nosso conto escrito a várias mãos "Variações em Quadrilha".
    https://contospartilhados.blogspot.com/2020/01/variacoes-em-quadrilha-capitulo-12-final.html

    Agradecendo o vosso seguimento, motivação e apreciações,
    despedimos-nos com um até breve!

    ResponderExcluir
  10. As fotos, como sempre, são excelentes.
    Também gostei muito do teu poema. O mar é uma fonte poética inesgotável...
    E obrigado pela homenagem ao meu blogue.
    Querida amiga Tulipa, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Uma bonita e merecida, decerto, homenagem aos colegas e amigos blogueiros que te seguem. As fotos estão belíssimas e adorei o poema! Parabéns.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  12. Fantástica e merecida homenagem as amigas e amigos que lhe seguem, deixam mensagens de esperança, partilham sentimentos e amizade.
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  13. Belíssima e merecida homenagem, aos seus amigos da blogosfera, Tulipa!
    Magnifica série de imagens, mostrando a beleza natural e agreste da costa portuguesa, muito bem complementada, com o seu inspirado poema!...
    Noutro dia passarei por aqui, com mais tempo... hoje vou apreciar mais umas publicações do seu Ano Sabático que me terão escapado, numa fase em que andei mais ausente da Net, por motivos de saúde da minha mãe.
    Beijinhos! Estimando que se encontre de saúde...
    Ana

    ResponderExcluir
  14. Oi,Tulipa, vim avisar que acama de entrar MARES teus por lá! Podes ver aqui:

    https://maresdachica.blogspot.com/2020/05/blog-post_30.html


    beijos, chica e obrigadão!

    ResponderExcluir