quarta-feira, 24 de novembro de 2021

ESTRADA NACIONAL 2 chegada a VILA REAL


ESTRADA NACIONAL 2 

desde o ano passado que meti na ideia que gostaria de fazer a EN2 

desde CHAVES até FARO. 

Logicamente que gostaria e se Deus me ajudar, a irei fazer no meu carro, ao meu ritmo, como gosto, 

MAS...tinha de começar de alguma maneira para fazer o reconhecimento da estrada, das condições e bom ou mau estado da mesma e por isso comprei um Circuito na Agência ABREU e fui em Setembro/2021 dar início a esta aventura. 

Precisamente 2 anos depois do último circuito que fiz,(devido à pandemia) em Setembro/2019 para terras de Espanha. 

Autocarro saiu de Lisboa, da Gare do Oriente em direcção a VILA REAL onde fomos logo para um hotel para almoçar, depois do almoço é que fomos dar uma volta pela cidade!

 


ou seja, a primeira paragem foi no Km 64

fui logo ao Posto de Turismo, pedi a alguém que fizesse a foto mas ficou

 desfocada e tremida, depois junto à CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL

 também existe um MARCO da EN2 outro click desfocado e tremido, as pessoas hoje em dia só fazem fotos com telemóvel e não sabem fazer fotos com máquina fotográfica, depois o resultado não é o melhor...




NO CENTRO DA CIDADE


Algo que foi montado no centro da cidade 

alusivo ao LIXO para chamar a atenção das pessoas


continuo a encontrar placas do Caminho de Santiago, aqui por VILA REAL

O Caminho Português Interior de Santiago é uma das mais antigas vias de peregrinação em direção a Compostela, que, depois de décadas votado ao abandono, numa união de esforços conjunta entre oito Municípios do interior, ressurge com um traçado muito próximo do original, e com novas infra-estruturas de apoio aos Peregrinos. Começando em Viseu, segue por Castro Daire, atravessando o Douro Vinhateiro por Lamego, Régua e Santa Marta de Penaguião.

Depois, o Caminho Português Interior de Santiago entra no Concelho de Vila Real, atravessando-o de Sul a Norte, passando por uma grande diversidade de paisagens que os levará a Vila Pouca de Aguiar, e, seguidamente a Chaves. È de referir que há alojamentos alternativos em Vila Real, onde fazem um preço mais económico para os peregrinos que ficam em Vila Real : - Pensão Encontro - Hotel Miraneve



O Pelourinho de Vila Real, localizado em São Dinis (Vila Real), terá sido edificado em 1515, quando Vila Real obteve novo foral, dado por D. Manuel.

Este pelourinho é formado por uma base de quatro degraus octogonais, sobre a qual assenta um paralelepípedo também octogonal, que suporta o fuste. Por cima do fuste, o pelourinho termina numa estrutura em forma de gaiola, com as sua quatro faces comunicando entre si através de aberturas em arco redondo. 
Essa gaiola apresenta na união das suas faces umas pequenas colunas cilíndricas e no seu vértice uma cruz em ferro com uma bandeirola.

O actual pelourinho só possui do original a coluna octogonal enquanto o resto é uma cópia do original, que terá sido destruído.Está classificado pelo IGESPAR como Imóvel de Interesse Público desde 1933.



O Pastel de Toucinho ou Cristas de Galo são um pastel típico da cidade de Vila Real. 
A massa é recheada com doce à base de amêndoa e ovos. 
Depois da cozedura no forno e prontos, os pastéis são polvilhados com açúcar.

Os “pastéis de toucinho“, também conhecidos por “pastéis de Vila Real” e, mais recentemente, por “cristas” ou “cristas de galo“, são uma criação das monjas do Convento de Nossa Senhora do Amparo da Ordem de Santa Clara.

As “Cristas de Galo” são uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal 💖
Certamente, uma das espécies mais representativas da doçaria conventual vila-realense, que compreende, igualmente – os pastéis de Santa Clara, também conhecidos por viuvinhas – as laranjas de Vila Real, hoje tigelinhas de laranja!



ADORO esta ideia que já vou encontrando por aí em algumas Cidades de Portugal, 

de pintarem as caixas de electricidade às vezes velhas e cheias de ferrugem e ficam tão bonitas com uma bela pintura! É de louvar 



STREET ART que encontrei numa parede alusiva à EN2 

era enorme, tive que dividir e fazer 2 fotos




Peregrino do Caminho de Santiago que encontrei no centro de VILA REAL

Seja onde fôr que eu me cruze com um peregrino do Caminho de Santiago eu meto conversa com ele, já aconteceu em Portugal e também em várias cidades de Espanha. 

Até hoje todos que abordei gostaram de conversar sobre o Camiño!

Este vinha sozinho, eram 15h e ele disse: "Por hoje terminou, já fiz 22 kms e amanhã tenho mais 27kms para fazer!" Ia descansar e preparar a caminhada do dia seguinte. 

ADORO o espírito destes peregrinos e gostaria de um dia poder fazer, mas...

tinha consigo o principal símbolo peregrino, a concha de Santiago, a linda vieira que todo peregrino leva no Camiño! 
Admira-me bastante como conseguem andar dias às vezes semanas só com uma mochila às costas...ADORO encontrar peregrinos pelo Camiño 

Existem muitas lendas e explicações que dão significado a concha de Santiago. 
Dizem que na idade média elas eram utilizadas para tomar água nas fontes do caminho e como “prato” no momento das refeições. 
Além disso, naquela época não existia Compostela, por isso os peregrinos levavam uma concha para casa, e assim comprovavam que tinham chegado até ao túmulo do apóstolo.



 

14 comentários:

  1. Tulipa, acabei de ler teu coment´[ario por lá! Fico feliz que tenhas te animado a postar esse lindo passeio e ainda bem explicar! A pandemia e a reclusão nos tornaram diferentes, eu ando cansada demasi ! Gostei de te ler e ver as fotos! Fica bem! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Acredito que tenha sido um passeio que a preencheu tanto na alma como no coração. As fotos são compostas por fascinantes detalhes fotográficos. Gostei muito
    .
    Abraço e/ou beijinho.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Tulipa,
    Obrigada pela sua visita e comentário.
    Ainda bem que deu esse passeio e ganhou forças para publicar as magníficas fotos e explicações.
    Gostei muito. Vila Real é uma cidade que conheço e que superou as minhas expetativas pela positiva.
    Sobre a sua saúde. A Pandemia alterou a vida de todos nós e ninguém andará bem.
    Temos que ter uma grande força interior para ganhar forças e ir em frente.
    Beijinhos, amiga, e fique bem.
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Não tenho paciência para fazer tantas e horas e tantos quilómetros de carro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que lindo passeio, e tudo explicadinho, o corpo cansou, mas a alma e o espírito devem estar leves! Sim, querida Tulipa, a situação é bem diferente, não estamos acostumadas com pandemia e essa, amiga, fez seus estragos, todos estamos cansados física e emocionalmente. Mas é hora de inventarmos algumas coisas, ler, escrever, documentários lindos!!
    Coloque no Youtube o nome "André de Grossi, Diário de um fotógrafo em Paris". Você vai amar as "lives" de lena França. Também é guia, mostra a Paris que não conhecemos, vejo todos os programas dele. Não deixe de ver, é no Youtube. É um brasileiro que mora há 3 anos em Paris.
    Um fim de semana feliz pra voccê,
    Beijinho, Tulipa!
    Gostei muito de rever você. Deixei um recadinho no meu blog pra você.
    Fiz um comentário no seu blog Ocidente...

    ResponderExcluir
  6. Vou procurar as “Cristas de Galo” aqui, deve ser muito gostosas, ontem comi pastéis de Belém!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Boa noite de muita paz, querida amiga Tulipa!
    Que passeio maravilhoso!
    Fiquei com pena de não ter ido a San Tiago, estando em Braga. Tinha meu retorno marcado, precisava de mais um dia que fosse
    Não aguentaria caminhar mais de vinte quilômetros.
    Fiquei com água na boca dos doces. O toucinho do céu sei como é gostoso... A tirar põe ele, imagino daqui às cristas. Hum!
    Segue postando para nosso enlevo, querida.
    Você tem a possibilidade de viajar e partilha seu prêmio conosco. Que bom!
    A Pandemia deixou sequelas em todos nós, cada um com algo que não tinha ou sentia antes. Uma tristeza horrivel, querida.
    Tenha dias abençoados e bons passeios!
    Beijinhos carinhosos de gratidão e estima

    ResponderExcluir
  8. Para começar este é mesmo um grande começo de reportagem conseguindo deixar no ar a vontade de conhecer o restante. Boa imagem para ilustrar o começo. E mesmo as fotos meio desfocadas são um registo importante e aqui está a prova.

    Depois alguns pormenores de que poucos se lembrariam de fotografar. E muita muita informação útil e a referência ao Caminho de Santiago, boa informação também.

    E ainda a vertente gastronómica e mais alguns pormenores curiosos. Excelente post e um grande regresso aos blogues. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Viajar é viver, é deixar o nosso pensamento focar-se no aqui é agora. Eu diria mesmo que é uma forma de meditação ativa, pois o viajante é atento observa atentamente e há pormenores que nem todos vêem. Muito grata por esta belíssima viagem!
    Beijinhos e que venham mais passeios...

    ResponderExcluir
  10. Quantas saudades tenho de viajar por ai. Este ano apenas fui passar um fim de semana à Nazaré e depois 2 semanas na minha casa da Praia da Rocha, que embora goste muito do local, para mim no fundo nem é bem férias, é apenas deslocar-me de local de habitação. Vamos acreditar que para o ano será melhor.
    Como sempre uma excelente reportagem fotográfica.
    Adorei os murais, são fantásticos.
    Espero que tudo esteja bem consigo.
    Um grande beijinho

    ResponderExcluir
  11. Não me importava de dar umas voltinhas por aí!

    ResponderExcluir
  12. Que bom ter feito essa viagem e partilhar aqui. Obrigada, minha Amiga.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Uma cidade lindíssima, que já não visito há algum tempo, pelo que foi um gosto imenso, redescobri-la e recordá-la através das suas belíssimas imagens, Ester!
    Esperemos que 2022, nos facilite a vida, em matéria de deslocações...
    Estimo que tenha passado o seu Natal, o melhor possível! Um beijinho grande, e vamos esperar que 2022 se mostre incomparavelmente melhor, e nos compense de tantas restrições dos últimos dois anos...
    Tudo de bom! Feliz 2022!
    Ana

    ResponderExcluir