quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

ANÁLISE de 2021 - DESFOCADO


ANÁLISE do ano 2021 


DESFOCADO



Completamento DESFOCADO 

o meu foco seriam muitas coisas que não fiz 

e não fiz porque não pude fazer 

ou não era aconselhado fazer...

Não sei ao certo quando começou o ano para mim 

pois devido à minha ansiedade e stress, bem como ao terror de poder ser infectada, 

só comecei a VIVER em 2021 quase em ABRIL 

pois estive 90 dias fechada em casa, 

bloqueei e nem à porta da rua me chegava...

Aprendi coisas novas este ano. Estamos sempre a aprender. 

Aprendi que...que não vale a pena sofrer as dores dos outros, 

(porque ninguém sofre as minhas) 

que não posso confiar em pessoas novas que chegam à minha vida

que há grandes traições a nível de pessoas que acreditava serem minhas amigas e afinal, talvez nunca tenham sido

Dizer que apaixonei-me por pessoas novas, era bom era, 

mas onde é que elas estão? 

desapaixonei-me por pessoas que pensava estar apaixonada. 

Sou assim, pessoa de paixão fácil. 

Ui... e mais uma vez descobri quem são aquelas que me ligam quando precisam 

e aquelas que me ligam só porque sim.  

a nível familiar perdi mais uma tia, logo em janeiro com Covid, a última que tinha! 

A geração que já se perdeu. 

Perdi a Prima com quem desabafava muito, não porque tenha morrido, 

mas porque eu é que estou já a preparar o luto, pois está mais para lá 

do que para cá e descobri que falar com ela ao telefone me deixava 

num estado lastimoso, num pranto terrível por ver que já não era 

a pessoa que eu conheci e tanto amei, minha professora de Português, 

que tinha orgulho nas poesias que eu escrevia 

publicadas em livros que estão no mercado e ela foi lendo alguns deles!


Aprendi que gostava de ter família perto e próxima, mas não tenho. 

Chego à conclusão que se tivesse ficado a viver perto do Porto 

talvez hoje tivesse mais afecto de familiares pois estão muitos lá para o Norte 


Aprendi que estou só e sozinha muitas vezes. 

Porque não é a mesma coisa... 

Gosto de estar sozinha, mas não gosto de ser uma pessoa só.  

Gosto de dar boas gargalhadas pois faz bem à saúde e não tenho com quem 

as dar...por isso vejo stories na net sobre a vovó viral e com ela dou essas belas gargalhadas... 


Aprendi que ainda sofro com as coisas que me aconteceram ao longo da vida. 

Sem mais pormenores. É um processo, eu sei. 

Mas aprendi a libertar-me também de algumas amarras.

Vou ganhando mais um pouco de orgulho em mim, graças a Deus 

porque eu mesma crio desafios e vou superando alguns 

e isso deixa-me orgulhosa e feliz, são vitórias pessoais de objectivos superados. 

Digo de mim para mim: "fizeste bem, estiveste bem, também mereceste". 


Sou eternamente grata a quem me deu estes princípios e educação, 

e a mim mesma, que fui sendo quem sou por mim, 


abraços acho que só dei 1 e foi na Carrasqueira no porto palafítico, 

a uma pessoa que já não via há algum tempo 

apareceu à minha frente de surpresa e sem pensar, abracei 

Mesmo sem pensar, a pessoa ficou surpreendida e disse: 

Já tem as vacinas e eu tinha a primeira!Ela já tinha também a segunda dose.

Foi uma reacção de impulso precisamente pela falta de abraços que eu já sentia, 

não abraço meus netos e filho há quase 2 anos 

é um sentimento horrível querer fazer e pensar que é melhor não, 

pois não vá o diabo tecê-las!

Passei por momentos menos bons? Todos passamos. 

Mas foi um ano bom? Sim, foi. Porquê? Só porque estou VIVA.

Continuo a remendar os meus trapos. 

Quero poder remendar os dos outros também. 

E quero ser feliz. Apenas peço saúde e paz, o resto o Universo traz. 



Que mais fiz? 

VIAJEI em pensamento, 

recordando através das minhas fotos 

de outras viagens efectuadas e que deixam tão belas saudades.



Que mais gostaria de ter feito? 

Ter ido à praia na época baixa ver as gaivotas, 

sentir o cheiro a maresia e ver na areia o rodado dos tractores

Mas não aconteceu!


Numa coisa foi MELHOR 

saí com os meus netos, mais do que em 2020 

e fomos ao cinema apenas 1 x, comemos pipocas. 

AH como foi tãooooooooooo bom!




Aconteceu o concurso "as 7 Maravilhas - Doces de Portugal"

aqui bem perto, em COINA participaram 

e ficaram em 1º lugar com as "Coininhas"

e eu provei...(que belo aspecto)





Vi a notícia e queria lá ter ido, 

mas...o Outono, quase que nem dei por ele, 

com confinamentos e perigo de ir aqui e ali, 

resultado: não fui mesmo à QUINTA DAS CONCHAS ver o Outono

O Outono chegou em força à Quintas das Conchas (Lumiar, Lisboa). Esta altura é particularmente interessante porque grande parte das folhas ainda se mantém presas às árvores, em diferentes fases do seu amadurecimento. 

MUITO NEGATIVO: Impacto no transporte aéreo

Para o setor dos transportes, os dois anos de pandemia foram uma sucessão de incertezas, esperanças de recuperação, restrições e cancelamentos de viagens. Neste período, porém, as companhias de transporte perderam milhares de milhões de euros, e não se espera que comboios e aviões recuperem a "normalidade" antes de 2024. O transporte aéreo é o mais afetado, com dois terços a menos de voos em todo mundo em 2020, e menos de metade no final de 2021, em comparação com os números de 2019.

e EU, que fazia vários vôos por ano, em 2020 e 2021 nenhum! 

Já estamos em 2022 

e, vou abrindo o coração para NOVOS CAMINHOS, 

os que me forem permitidos, 

Agradeço a Deus pelas oportunidades que me vai dando 

Que o AMANHÃ seja melhor um pouco!


6 comentários:

  1. Este novo ano SÓ PODE ser melhor.
    Bjs, bfds

    ResponderExcluir
  2. Que grande, útil e emotivo post. Que nos faz pensar no que se passou e também no que pode vir a passar-se, sendo que o futuro, se sempre foi uma incógnita, agora é uma incógnita muito maior. Mas o teu texto (tão bem ilustrado por fotos fantásticas) também pode ser visto como uma espécie de esperança e de coragem.

    E o que começa "desfocado" pode bem vir a tornar-se em "reflexão". Certo que o ano de 2021 começou desfocado para quase todos nós (incrível a foram como víamos mais de 300 portugueses a morrer por dia), mas mesmo para quem se conseguiu resguardar houve outras situações que magoam a alma, como o desaparecimento de pessoas próximas, como descreves no teu texto, o qual está muito be,m escrito e estruturado.

    Para quem vive para viajar estes confinamentos são mais dolorosos do que para as pessoas que se limitam a viver o dia a dia, por isso compreendo a tua angústia. E às vezes a pessoa sente-se sozinha mesmo estando acompanhada, aliás, é esta a pior solidão...

    Fazes um desabafo que também é uma partilha e um alerta para aproveitar aquilo que de melhor temos, a saúde. E não pedes muito em troca, paz e saúde, coisas grátis.

    Quando dizes que viajaste em pensamento, na verdade tu consegues "fazê-lo" porque tens milhares de fotos das centenas de lugares que tens visitado. Mas nada como estar nos sítios e sentir os cheiros e as brisas dos lugares.

    Netos, filmes, doces e desejos que afinal conseguiste realizar... este Ano será um Novo Ano, na acepção da palavra e dos desejos.

    ResponderExcluir
  3. A vida tem um pouco de cada para que não seja muito monótona!
    Que neste ano se concretizem os projectos em lista de espera!
    Bom fim_de_semana!

    ResponderExcluir
  4. Li o teu texto, que está maravilhosamente escrito, e não pude deixar de pensar que esta pandemia tem dado cabo da vida de todos nós e pior, levado a vida a muitos.. infelizmente, a ti também te levou alguém muito querido. Porém, tal com sempre achei, o que não nos mata torna-nos mais fortes e ensina-nos muito. E tu, no teu texto demonstras como, apesar da dor, da solidão, da clausura e de tudo o mais, ainda conseguiste aprender algo que, decerto, te permitirá ser mais feliz.
    "Sofrer as dores do outros" não, não o deves fazer, nem ninguém, poruqe só quem as tem abe o quanto dói...
    Foi um ano terrível, sem dúvida e tenho esperança que 2022 seja melhor. Mas mesmo assim tu colocaste metas e alcançaste-as, é uma Victória! Conseguiste ser feliz com tão pouco que é tanto... como umas pipocas num cinema com os teus netos... sentiste alegria com a vovó viral e até já a mim contagiaste rsss, provaste uma iguaria nova... e sobretudo, não desististe de sonhar!! Melhor!! No final agradeces e dizes que 2021 foi bom, poruqe estás VIVA!! Esta foi a frase que mais gostei de ler. Continua assim!!!
    As fotos estão maravilhosas!!
    Beijinho e muita felicidade!!!

    ResponderExcluir
  5. A sua vida não foi monótona minha Amiga. Sabe tirar partido das pequenas coisas e sabe até viajar em pensamento. Nunca se sentirá só porque sabe fazer companhia a si mesma. Gostei de ler este seu post tão emotivo e inspirador para quem a lê. Um 2022 muito melhor.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Um post, emotivo e sincero, e no qual me revi em muitos dos seus anseios, Ester.
    2021 foi mesmo um ano vivido a medo, e do qual também me privei de muitas saídas, para não comprometer a saúde da minha mãe, vivido por isso, sob tensão e responsabilidade... também pelo controlo da sua medicação, feita sob um menor número de consultas e exames, reduzidos ao essencial, e em épocas que se afigurem bem menos arriscadas...
    A questão dos beijos e abraços... desde há dois anos foram abolidos aqui em casa... e assim continuamos... e com tudo o que entra em casa, a ser escrupulosamente lavado/desinfectado... e assim temos de continuar... pois a pandemia ainda não terminou, e no momento, temos outra vez a gripe em alta... sobretudo com uma estirpe não contemplada nas vacinas...
    Desde há dois anos, todos temos vivido sob condições muito especiais... e agora esta súbita guerra, ainda nos traz mais algumas ansiedades e angustias adicionais, aqui pela Europa.
    Enfim! Mas a vida é uma verdadeira caixinha de surpresas... pois nunca se sabe o que estará por vir... e entre dias menos bons, lá surge um ou outro que nos dá força para continuarmos!
    Vamos acreditar que esta fase, há-de melhorar e que dias melhores virão!
    Não podemos mudar o passado, Ester... mas podemos não lhe dar o poder suficiente, para comprometer o presente e os dias futuros.
    Seja a sua melhor companhia... e se novas pessoas surgirem muito bem, se não surgirem... pelo menos sabe com o que contar e com quem contar... como se costuma dizer... antes só do que mal acompanhada... e esperemos que esta fase se torne mais leve, permitindo algumas saídas... se não ao estrangeiro, pelo menos no nosso país, enquanto a conjuntura geral, não melhorar...
    Um beijinho! Votos de muita saúde e com a tranquilidade possível, que esta atribulada fase, nos vai permitindo!
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir