terça-feira, 10 de maio de 2022

ILHAS LOFOTEN – MOSKENES (FERRY) – BODØ


e, ao oitavo dia...

STOKMARKNES (ILHAS LOFOTEN) – Å – MOSKENES (FERRY) – BODØ 

assim foi, na minha maravilhosa viagem à Noruega e Cabo Norte, 

desta vez comecei pelo fim...

ainda super fascinada pelas paisagens das belas ILHAS LOFOTEN, cheguei a MOSKENES uma aldeia piscatória onde captei estes barcos de pesca e a sorte de não haver vento permitiu-me fazer belos reflexos!




MOSKENES é um nome que não salta ao ouvido, 

quem já ouviu falar de MOSKENES...?

nem eu alguma vez imaginei conhecer esta aldeia piscatória... 

só que fazia parte do programa e é assim que tenho conhecido lugares que nunca imaginei ir... 





fui a MOSKENES para apanhar o Ferry que vai para BODO

Há 3 principais opções de ferries do continente para Lofoten ou, ao contrário, no meu caso, 

era das LOFOTEN para o continente - Moskenes - Bodo: é o que exige menos Kms para chegar, 

mas é o ferry mais longo e mais caro!

 já em MOSKENES fiquei uns 25 minutos à espera do ferry, 

aqui está ele a chegar e os carros a sair... depois entra o meu grupo!


Assim que tem início a partida do ferry 

algumas pessoas (incluindo eu) fui lá para fora ver a paisagem

é que estas paisagens são deslumbrantes!



aqui estou eu...estava bastante vento, 

escondi-me atrás de um pilar do ferry 

mas depois pus-me a jeito 

para uma foto com a paisagem ao fundo



pouco tempo depois 

teve início o espectáculo do pôr-do-sol

tudo parecia um "sonho" mas era bem real



chegados a BODO fomos para o hotel onde passamos a noite 

e no dia seguinte o vôo de regresso a Portugal, 

uma imagem captada no AEROPORTO de BODO



Lá ia eu à janela a captar imagens do avião 

a subir para as nuvens e a sobrevoar BODO



Hoje, analisando as viagens que já fiz, 

considero-me uma pessoa que nunca desiste de um sonho, 

quando leio um programa se me agrada nunca mais paro, 

até conseguir realizar e foi o que aconteceu neste caso, 

uma conversa banal entre duas amigas, em que ela me diz 

que vai fazer a viagem ao CABO NORTE, 

fui logo ler o programa que me deixou fascinada 

 tratei logo de me inscrever...graças a Deus 

e a Nossa Senhora de Fátima que nunca me abandona, 

correu tudo muito bem...e, eu que nunca tinha pensado 

fazer uma viagem ao CABO NORTE 

é daquelas coisas que não planeei, 

mas aconteceu, é porque tinha que acontecer! 

Vim super FELIZ



 

16 comentários:

  1. Desbravando Lofoten
    De longe, Lofoten parece uma ilha só, e até ganhou o nome Lofoten Wall, mas a verdade é que o arquipélago é formado por 4 ilhas principais, separadas do continente pelo Vestfjorden, e todas ligadas por pontes e túneis.

    É possível ir de uma ponta a outra de Lofoten, atravessando as 4 ilhas principais, sem pegar nenhum barco: existem túneis e pontes ligando as 4 grandes ilhas do arquipélago. Foi exatamente o que fizemos.

    As 4 principais ilhas do arquipélago de Lofoten são Austvågøy, Vestvågøy, Flakstadøy e Moskenesøy.

    A melhor estratégia para conhecer Lofoten é pegar a rota cênica E10, que percorre as 4 ilhas de um canto a outro, pegando todos os desvios que o seu tempo permitir!

    De Svolvaer (a capital) até Å (o último povoado, lá no finalzinho do arquipélago) são 130Km se você for direto pela E10, o que seria um desperdício, porque a graça está justamente nos desvios.

    ResponderExcluir
  2. Recomendo exatamente o que fizemos: passar do continente para Lofoten por Skutvik - Svolvaer ou Bognes - Lødingen, e voltar de Lofoten para o continente pelo Ferry Moskenes - Bodø, porque essa estratégia de roteiro tem 2 vantagens:

    1. não precisa ir e voltar pelo mesmo caminho em Lofoten - faz só o trecho de ida até Å;

    2. desta forma, começa pelo "menos" maravilhoso e vai para o "mais" maravilhoso.

    Se passar do continente para Lofoten pelo ferry Bodø - Moskenes, vai chegar no arquipélago em Å e Reine, que são algumas das aldeias mais top das Ilhas Lofoten, para então seguir viagem em direção ao 'menos top', que é Svolvaer.

    ResponderExcluir
  3. e, assim foi...voltar de Lofoten para o continente com o ferry Moskenes - Bodø mas, temos que ter bem cientes os horários dos ferries pois perdendo um, são 3 horas e tal à espera do próximo...no cais em Moskenes
    A travessia de ferry entre Moskenes, em Lofoten, e Bodø, no continente, custou caríssimas 1000 coroas norueguesas (100 euros)
    A empresa que faz essa viagem de ferry é a Torghatten Nord AS,
    e essa foi a travessia mais cara, porque foi também a mais longa de todas na viagem pela Noruega - são 98Km entre Lofoten e o continente, indo por ali.

    O ferry é bem grande e tem cafetaria, casas de banho, áreas de estar e bancos reclináveis, onde dá para dormir.

    Tinha também uma área externa grande, onde fiz a minha despedida de Lofoten com aquela imagem das ilhas com montanhas pontiagudas que parecem uma cauda de dinossauro despontando de dentro do mar. Ohhh se doeu essa despedida 😢

    ResponderExcluir
  4. Elogio a sua forma de vida. Sempre a passear que bom não é mesmo?
    Fotos deslumbrantes.
    .
    Saudações cordiais … boa semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por dar a conhecer...bj e parabéns pelas fotos!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, querida Tulipa!! Aqui estou!
    Que maravilha, que emoção quando a gente dá com essa exuberante natureza, e imaginei lá de cima, do avião, ver a mão do homem em belas construções rodeada dessa natureza!
    Imagino a sua emoção, querida!
    Esse céu aí em cima... emoção!
    Certamente você deve conhecer a Preikestolen - A Famosa Pedra no Púlpito na Noruega! E se você foi lá, onde postou? Eu gostaria de ver.
    Show essa sua postagem aqui, querida Tulipa. Adorei.
    Uma feliz semana pra você, vá pensando para onde você vai aí nessa Europa linda. rsss
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  7. Eu já ia à m…@ de barco.
    Estou farto de estar fechado.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Deve ter sido uma viagem fantástica, também adorava fazer, quem sabe um dia consiga.
    As fotos, como habitualmente estão espectaculares, adorei especialmente os reflexos e a foto do pôr do sol.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Tulipa,
    Uma viagem de sonho!
    As fotos são lindíssimas e muito convidativas!
    (Sobre Sintra e o seu centro histórico o trânsito foi cortado aos visitantes em geral. Os estacionamentos são escassos e os que existem são pagos. Para visitar Sintra tem mesmo que se andar a pé. Eu moro próximo e fomos de comboio. Não há outra hipótese. Para sair de carro por uma estrada que vem de São Pedro , acima do centro histórico, temos que ir a Colares para regressar a Sintra, uma grande volta).
    Beijinhos e muitas e boas viagens.
    Ailime

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Mais uma viagem interessante.
    As paisagens são magníficas. As tuas fotos são excelentes.
    Continuação de boa semana, querida amiga Ester.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Mais um post completo, em termos de texto e bem ilustrado por fotos magníficas. Um post que me agrada especialmente, pois sou fã de países civilizados, e a Noruega é um deles (apesar de manter a caça á baleia, único senão).

    O teu post é praticamente uma história de viagens, bem descrito, com fotos bem escolhidos e com uma sequência no post bastante interessante e agradável.

    Tens fotos que são também um documento da vivência dos noruegueses e dos turistas (o barco de onde saem carros, as pessoas no convés, os pormenores registados do ar. Muito bom. Só posso dar os parabéns e desejar que continues a partilhar esta e outra informação.

    ResponderExcluir
  13. Que viagem maravilhosa, esta! Obrigada por partilhar as fotografias que nos permitem viajar também, mesmo de forma imaginária.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. Querida amiga passei para saber como está e deixar um beijinho.

    ResponderExcluir
  15. Já virei mais logo, ver o que se me foi escapando por aqui, na pressa dos dias...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  16. Uma região fascinante! Imagino que com um clima bastante agreste, em determinadas alturas do ano... mas a Ester foi na altura perfeita, para captar o seu lado mais calmo e pacífico! Adorei todas as imagens, mas as primeiras estão muito especiais, com aqueles reflexos perfeitos!
    Grata por mais uma partilha de excelência!
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir