sábado, 5 de novembro de 2022

CHEGADA A TÂNGER - TANJA MARINA BAY


Por muito que não me queira lembrar

 nem sequer preocupar quem me lê, 

afirmo que nos 30 dias após a cirurgia eu não vivi, 

apenas "vegetei" foi horrível e, com a minha depressão 

a piorar dia após dia, tive que tomar uma decisão...

sair de casa...

ir de viagem a qualquer lado 

pois não aguento este inferno...

e, encontrei um programa que me servia à medida, 

voltar a Marrocos pois amo tudo por lá...

e, assim fiz. Trouxe muitas fotos, apercebi-me de mais 

dificuldades, mas NÃO QUERO PARAR 

pois para mim, parar é morrer antes de morrer... 

Assim sendo fui de autocarro na noite da outra sexta-feira 

dia 28 de Outubro, cheguei a ALGECIRAS eram quase 6h da manhã 

e, esperei a saída do Ferry com destino a TÂNGER MED 

entretanto fui fazendo uns clicks, como se pode ver 

EMBARQUE TÂNGER

6h da manhã do dia 29 de outubro 

e eu na gare de embarque do ferry, no Puerto de Algeciras

foi uma "seca" o ferry onde iria só saiu às 

10h - WASA EXPRESS e atravessou o ESTREITO DE GIBRALTAR 


aqui já dentro do Ferry


chegada a terra, autocarro 

e seguimos pela auto-estrada 

para a cidade de Tânger 

Fiz alguns clicks da janela do autocarro, em andamento





posso dizer-vos que ia "de boca aberta" 

pois encontrei um desenvolvimento em relação ao que tinha 

visto há 15 anos quando fui tbm a Tânger, 

nessa altura os táxis eram carros velhos a cair aos pedaços, 

já sem algumas peças, não havia auto-estrada, enfim...

é disto que gosto - uma típica paisagem do norte de África! 

Quando se vai de avião não se vê nada disto...



depois do pagamento da portagem, 

entra-se na cidade de Tânger e, mais surpresas, 

um enorme e luxuoso HOTEL HILTON



edifícios modernos 

e rotundas com lindas palmeiras




aqui, aproximava-me da moderna MARINA de TÂNGER, 

onde o autocarro parou, descemos, fomos fazer um passeio 

a pé e depois seria o almoço naquela zona da cidade



 surpreendi-me com a moderna 

MARINA de TÂNGER


esta torre de vidro era a entrada para fazer 

o pagamento do parque de estacionamento subterrâneo 

descendo de escadas rolantes e as colunas de som, 

espalhadas por toda aquela área 

para ouvir o "chamamento para a oração" 


só uma coisa correu mal...

andava eu de máquina fotográfica ao pescoço na boa 

fazendo os meus clicks e sou importunada por um tipo que me 

diz que não posso fazer fotos...MAU...isso é que não aceito...

era só o que faltava...todos com brutos telemóveis último topo de gama 

e só embirram comigo por ter máquina fotográfica "profissional" 

dizia ele...tive que chamar o Guia que acompanhava o Grupo 

 queixar-me e lá me deram Paz...

ele apontava para estas proibições...

até fiz o click para vos mostrar 


continuei o meu percurso e ainda fiz um click 

da placa da MARINA - TANJA MARINA BAY

vi polícias pois havia uma prova de ciclismo



 espero que apreciem as fotos que trago da viagem, 

isto foi só à chegada, tenho muitas mais, 

me aguardem, nos próximos posts! 

Posso dizer-vos que vim de ALMA CHEIA 

fez-me muito bem ir aliviar a depressão!

11 comentários:

  1. Oxalá a depressão já tenha passado. Fotos lindíssimas. Por vezes sair do ambiente onde residimos é um bom bálsamo para a recuperação da saúde e estabilidade emocional. Grato pela encantadora partilha. As suas melhoras.
    .
    Feliz fim de semana. Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Tulipa., que coisa boa tomaste coragem de ir passear e viajar um pouco! Isso só pode fazer bem mesmo! Lindas fotos fizeste e, na certa, tua cabeça ficou bem melhor... Fica bem beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Espero que tudo esteja melhor! Que bela viagem!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  4. Gosto do ânimo que encontra nas viagens que faz e nas reportagens fotográficas com que nos brinda.
    Tudo de bom para si.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Que incrível e excelente reportagem. Nem uma Revista de circulação nacional, como a Visão ou a Sábado, nos habituaram a reportagens tão completas e escritas na primeira pessoa, transmitindo os seus sentimentos, as suas dúvidas, as suas expressões e angústias, quando é caso disso. Além das fotos tão esclarecedoras, o teu texto bem distribuído pelo post "agarra" o leitor de uma maneira que é impossível não ler até ao fim com atenção.
    E paro-me nesse absurdo que é proibir fotos com máquina e não proibir fotos com telemóvel. Vi isso recentemente num concerto: toda a gente a fotografar e a filmar com telemóveis, alguns (pela imagem que se via) possivelmente topo de gama, e os seguranças embirram com quem empunha uma pequena máquina fotográfica, que se calhar tem muito menos qualidade que muitos dos telemóveis. Ah, e com um telemóvel até consegues fotografar em cima das pessoas que elas não se importam, com uma máquina mesmo ao longe com zoom parece que as pessoas adivinham e vêm implicar... já me aconteceu...
    Mas voltando ao post, os meus parabéns e agradecimento por mostrares um Marrocos que poucos imaginam (eu não imaginava), desenvolvido, moderno, quando muitos de nós ainda pensamos num país cheio de desertos, com poucas estradas e edifícios de terra com telhados de palha... mas ainda bem que se desenvolveu e as tuas fotos magníficas e esclarecedoras ilustram bem isso.
    Obrigado e a continuação de muitas e boas viagens.

    ResponderExcluir
  6. Olá Tulipa,
    Apesar das contradições da vida é muito corajosa! Eu sou uma medricas.
    Adorei as fotos. Não imaginava que Tânger fosse tão desenvolvida.
    Conheço Algeciras onde há uns bons apanhámos um paquete para Ceuta.
    Beijinhos e não desanime. Continue a viajar, porque só lhe faz bem.
    Ailime

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conheço Tânger!
    Gosto das fotos...👏👏👏... Bj

    ResponderExcluir
  8. Olá, querida amiga Tulipa!
    Gosto muito de passear com você por lugares que nunca irei, certamente.
    A torre de vidro é inusitada.
    Gosto de ver marinas também.
    Tenha um ótimo final de semana abençoado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Publicação maravilhosa que muito elogio. Deixo votos de FELIZ NATAL, extensivo aos seus familiares e amigos.

    ResponderExcluir
  10. Estimo que já tenha recuperado por completo da sua intervenção, Ester... e que bom sabê-la com ânimo e forças para viajar de novo e nos dar a conhecer belos lugares! Também tinha outra imagem de Marrocos... gostei de ver que o progresso de certa forma o europeizou! Os hotéis e a moderna marina... se não soubesse, poder-se-ia pensar que pertenceriam a um destino europeu!
    Sempre um prazer imenso, viajar nas suas belas imagens, Ester, e descobrir os fascínios de tantos lugares!
    Um beijinho! Tudo de bom! Feliz 2023!
    Ana

    ResponderExcluir