terça-feira, 5 de dezembro de 2023

PORTO - MUNIQUE - OSAKA

Faz hoje precisamente um mês 

que a esta hora eu ia "no ar" 

a caminho do Japão 

e a primeira foto que vos mostro, 

sou eu no AEROPORTO DE KANSAI - OSAKA 

com os olhos muito pequeninos, cheia de sono e cansaço, 

depois de quase 20 horas no ar...

mas mais horas em trânsito...


verdade, dia 5 de novembro apanhei o vôo 

do PORTO para MUNIQUE pela Lufthansa 

a caminho de realizar um dos meus sonhos de sempre


mas, antes disso, penei um bom bocado... 

tudo começou em Março passado quando uma amiga 

me disse que esta agência ia fazer a viagem ao Japão 

no mês de Novembro, comecei logo com os contactos 

e desde o princípio não gostei de certas atitudes desta agência,

 mas...quem precisa...tem que ceder, 

o mais importante era garantirem-me que me arranjavam 

uma companheira para partilhar o quarto, porque 

só o suplemento de ir num quarto individual 

eram mais 1000 euros...ridículo, não é? 

Pois fazem o que querem e quem precisa...rende-se!

 Só que não gosto mesmo nada de gente SEM PALAVRA 

e quando eu dei o sinal para a viagem, em março 2023 

o PROGRAMA dizia com partida do aeroporto de LISBOA, 

pensei...bora lá...um mês depois de me terem garantido 

que tinha companhia para o quarto e ter pago o valor que 

me exigiram 750€ deram o dito por não dito 

e mudaram o aeroporto para saída do PORTO...



AH...NÃO....nem queria acreditar, lá tinha que ir eu, 

com as dificuldades que tenho, sozinha, de malas às costas 

de Lisboa para o Porto, já com 68 anos...

a partir daquele momento deixei de confiar e disse logo 

que seria a 1ª vez e última que iria com aquela agência 

para outro lado que fosse, uma agência de Valença do Minho! 

. . . / . . . 

quando se aproximou o dia da viagem tive que resolver apanhar 

um autocarro para o Porto e calhou ser a FLIXBUS também 

posso dizer que foi a minha 1ª vez e última - tive que mudar 

de autocarro em Coimbra, num descampado fiquei 40 minutos 

ao frio e à chuva, sem casa de banho, sem nenhumas condições 

e paguei 15€ da viagem de ida para o PORTO 

NUMA EMPRESA QUE OUÇO DIZER QUE FAZEM VIAGENS 

a 1,99€ e a 5€ PARA VÁRIOS DESTINOS DA EUROPA

fui "ROUBADA" À DESCARADA

e, ainda tive mais despesas, pois fiquei a noite antes da viagem 

de 4 de novembro para 5 de novembro num hotel próximo 

do aeroporto, na MAIA - PORTO


este hotel quis cobrar-me 12€ só de pequeno-almoço

que eu recusei, o problema é que ali perto não tinha mais 

lugar nenhum onde comer, lá fui no dia seguinte para o aeroporto 

e pedi o serviço de transfer, carregada que eu estava com malas

Paguei 2€ pelo transfer como posso comprovar com esta foto



Já no aeroporto toda a burocracia de esperar pelo Grupo 

e irmos todos em "carreirinha" fazer o check-in 

 detesto, estou tão habituada a andar sozinha e não em "carneirada"

enfim... Porta de embarque 35 às 13h 45m saída do vôo 

do PORTO para MUNIQUE... 

SEMPRE QUE VOU SOZINHA PEÇO JANELA E CONSIGO, 

EM GRUPO É TUDO MUITO MAIS DIFÍCIL 

eram 61 pessoas a pedir o mesmo - RESULTADO, 

DISSERAM QUE NO 1º VÔO NÃO PODIA SER 

mas no 2º vôo SIM...só que fui enganada, 

em MUNIQUE mudaram o meu assento e outra vez sem janela...  


esta PLACA DAS PARTIDAS 

é o que mais gosto de ver num aeroporto, 

é sinal de que estou quase, quase a IR...pelo MUNDO



no 1º vôo não deram comida, 

apenas 1 garrafa de água e um chocolatinho, 

por isso já em MUNIQUE estava esfomeada 

e desforrei-me com toda esta PIZZA só para mim

o outro vôo tinha início às 22h 50m 

por isso tive que jantar no aeroporto!





aqui está...a caminho de OSAKA - JAPÃO

um avião enorme e eu fiquei mesmo cá atrás, 

não era janela mas tinha uma vaga entre eu e a outra pessoa 

o que dava algum conforto e seriam tantas horas 

que bem precisava dormir e isso para mim não é difícil...



o nosso vôo era mesmo o último do dia 5 de novembro 

com partida de MUNIQUE 



para nos começarmos a habituar, 

a Lufthansa deu-nos uma refeição já com sushi...

a caminho de Osaka!



aqui uma perspectiva da trajetória do vôo 



antes de entrar no avião reparei que havia 2 mangas, 

nunca tinha acontecido nos meus outros vôos

 seria nesta aeronave que eu estaria 13 horas no ar... 



INFORMAÇÃO DE VÔO

quase, quase a chegar ao destino 

faltavam 25 minutos para aterrar

faltavam 242 kms para o destino 

e já tinhamos percorrido 10.678 kms no ar...



 

9 comentários:

  1. Ficar num ‘ryokan’ é sempre um momento inolvidável, onde se experiencia o verdadeiro espírito ancestral japonês
    NÃO...NÃO TIVE ESSA SORTE
    O ‘ryokan’ é um alojamento tradicional com piso em ‘tatami’ (onde não se pode usar sapatos!), dorme-se num ‘futon’ e têm ‘onsen’ (onde só se pode entrar nuzinho), alguns ao ar livre.
    Durante a estada, deliciamo-nos com os sumptuosos jantares ‘kaiseki’ e pequenos almoços compostos por imensos pratos orientais e ocidentais
    Osaka, Kyoto e Nara, entre outras cidades principais. Isto porque, conheci várias cidades pequenas ao longo da viagem.
    Sinceramente fui SEM expectativas, não queria de todo decepcionar-me, eu até me sentia "estranha" antes da viagem, não estava com aquela EUFORIA que é NORMAL em mim!
    sempre foi meu sonho conhecer o Japão - Um país, uma população exemplar, com alta educação, com princípios que é visível. Tokyo maior cidade populacional do mundo, imensa gente, mas querem saber de uma coisa? O normal quando está muita gente, é confusão ou stress. Pois, sinceramente ali não senti isso, não se sente o stress, a confusão, a organização e respeito deles faz com que todos seguem os seus caminhos sem stress. Até porque isso é menos anos de vida.
    Foi o realizar de um sonho, ver o Outono por lá!
    JRPass - não tive, mas andei na mesma no Shinkansen, um dos comboios mais rápidos do mundo
    Segurança, foi sem sombras de dúvida o país mais seguro que viajei.

    ResponderExcluir
  2. Festejei um dos meus aniversários em Osaka.
    Perdemos a cabeça e ficámos numa suite no Intercontinental.
    Uma cidade cosmopolita e a dois passos de Kyoto e Nara.
    Um aniversário inesquecível.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Que bom que , ainda que com muitos cotratempos, o teu sonho foi realizado! Ainda bem!
    Uma viagem enooooooooorme e cansativa,não? Mas tu desejavas! beijos, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  4. Ora aqui está um capítulo perfeito para o teu Livro de Viagens; explicativo, bem estruturado, conta momentos bons e menos bons, explica determinadas situações até para que o leitor se precaver... nem os artigos de viagens das melhores revistas de viagens são tão completos porque os jornalistas que os escrevem têm todas as mordomias. No teu caso, tiveste mesmo que que te desenrascar para ires para o outro lado do Mundo.
    Isso da Flixbus já ouvi dizer bem e mal. A verdade é que 15 euros de Lisboa para o Porto até não seria muito se o serviço fosse competente (no comboio fica mais caro, embora eu prefira), mas pelo que descreves o serviço é péssimo. 12 euros por um pequeno-almoço é um exagero. Mais do que um almoço num restaurante razoável... fica o teu aviso aos viajantes.
    Depois de algumas peripécias, finalmente lá ias a caminho do outro lado do mundo, a caminho de um país civilizado, como costumo dizer. Pena não teres conseguido ir à janela, com certeza terias feito algumas fotos. A comidinha só podia vir de uma companhia de outro país civilizado, Alemanha.
    E curioso as informações sobre o voo e distâncias estarem em português. Excelente post, fica-se à espera dos próximos capítulos. Obrigado pelas informações e pela partilha.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite de sábado, querida amiga Tulipa!
    Muito bom saber de tantos detalhes e, por aqui, as companhias aéreas nãos ervem mais nada a não ser água. Quando muito, um biscoitinho com duas unidades microscópicas.
    Gosto do quarto mostrado para se descansar das longas caminhadas que fazemos em passeio sozinhas ou em carneiradas, como diz.
    Tenha um domingo abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada, minha Amiga por partilhar as fotografias da sua ida ao Japão. Deve ter sido uma viagem excelente.
    Só volto para o ano.
    Desejo-lhe um Natal cheio de Amor e um ano de 2024 com saúde e paz.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Um inicio com alguns percalços e aborrecimentos, mas o importante é que o destino final tenha sido gratificante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Ao ler este teu comentário, revivi um pouco do que foi a minha viagem ao Japão e concordo como te referes a este povo e sua cultura. Nunca na minha vida me senti tão serena no meio de uma multidão que quase parecia invisível. O Respeito pelos mais velhos o cuidado com os mais novos, enfim... uma cultura que deveria servir de exemplo a outros países.
    E por falar de exemplos... de facto compreendo a tua arrelia ou mesmo frustação, sei o quanto desejavas fazer esta viagem e já sabemos que viajar por agência não é o mesmo que viajar por nossa conta, mas há limites e logo no início as "regras" foram quebradas o que naturalmente te acabou por tirar quaisquer expetativas e até é bom não as termos assim a decepção é menor.. porém os percalços foram muitos e este inicio de viagem não deixa muito a desejar... Como dizes quando se precisa há que ceder.. mas todos temos limites.. é uma pena trabalharem assim porque perdem não apenas um cliente mas todos que poderia indicar os seus serviços.
    Fico a aguardar as restantes aventuras deste país do sol nascente. Beijinho

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga, passei para lhe desejar um Feliz Ano Novo 🎉 pleno de tudo de bom.
    Beijinhos

    ResponderExcluir