quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

PAZ... HOJE E SEMPRE nas nossas ALMAS

Começo este post muito triste, mesmo magoada 

por isso decidi escrever em forma de DESABAFO 

para todos vós que me visitam e lêem...

se há coisa que gosto 

e quem me acompanha há tempos sabe que é verdade, 

é partilhar os lugares do mundo que já visitei, 

NÃO por vaidade mas sim porque também 

eu procuro em outros blogues de viagens o mesmo, 

ou seja, conhecer lugares através das fotos dos outros 

que já lá estiveram, pode ser que sirva de inspiração 

para uma próxima viagem ou NÃO, mas se eu não for nunca lá, 

ao menos aprecio a beleza que por lá existe. 

Há beleza em todos os cantos do mundo, 

nuns mais do que em outros, mas há! 

Os Países são geridos/comandados por SERES HUMANOS 

e muitas vezes por SERES DESUMANOS 

esta é a triste realidade! 

Então estive a pensar com os meus botões, 

1 - no tempo em que OLIVEIRA SALAZAR comandava PORTUGAL 

não era bem visto por outros países do mundo 

e...a vida continuou, certo? 

2 - no tempo em que ADOLF HITLER comandava ALEMANHA

não era bem visto por outros países do mundo 

e...a vida continuou, certo?

3 - no tempo em que BENITO MUSSOLINI governava a ITÁLIA

não era bem visto por outros países do mundo 

e...a vida continuou, certo?

4 - mais recentemente tivemos no BRASIL 

e nos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA dois governantes 

do pior que há, dito pelas bocas do mundo 

e...a vida continuou, certo? 

Muito sinceramente não vi portugueses a deixar de ir fazer 

umas belas férias tropicais pelas praias do BRASIL 

ou deixarem de viajar para os EUA...

nem deixarem de fazer muitas viagens 

para a ALEMANHA e ITÁLIA


PORQUE AS COISAS NÃO SE MISTURAM

 

o POVO BRASILEIRO 

não tem culpa do seu governante ser como é... a vida continua

 Tal como em PORTUGAL 

temos descoberto tantos crimes 

em relação aos abusos sexuais na IGREJA...

já para não falar de muitos outros...

o que seria se o mundo misturasse os factos 

e deixassem de vir a Portugal, acabaria o TURISMO 

de um país que vive muito do TURISMO, 

mas o POVO NÃO TEM CULPA e a vida deve continuar!!! 

. . . . . . . . . . . . . . 

Perguntam vocês...o que temos a ver com isso?
Pois, já vos explico:

Tudo isto para vos dizer que recebi 2 comentários 

no meu blog do ORIENTE 

que me MAGOARAM 

só porque eu decidi fazer a descrição 

da minha viagem à RÚSSIA...



as pessoas que comentam também têm blogues 

e devem saber o TRABALHO que dá fazer posts...

uns mais do que outros é certo, mas eu por mim falo, 

para fazer este último post eu demorei 2 HORAS meus amigos/a


durante 2 HORAS (120 minutos) eu dediquei-me 

de alma e coração a VÓS 

sim é verdade é para VÓS tbm que eu faço os posts 

(além de ser para mim)

fiz a escolha das muitas fotos 

fiz várias pesquisas para acompanhar com algum texto 

e vocês perceberem do que estou a mostrar


Acho que mereço algum valor e consideração 

sobre o trabalho que apresentei


NUNCA me passou pela cabeça que o meu post 

NÃO merecesse um comentário digno 

(tendo em conta a consideração pelo trabalho que fiz) 

apenas porque 2 pessoas decidiram MISTURAR os factos, 

será que essas pessoas pensam que...

pelo facto do que escreveram nos comentários, 

a GUERRA VAI ACABAR...?


Que culpa tem o POVO RUSSO de ter um louco a fazer o que faz? 

Temos que abandonar tudo que tenha a ver com o país...

e deixar aquelas pessoas perderem os seus empregos? 

o turismo terminar? 

Lógico que o turismo está parado a nível externo de turistas 

(pelo perigo que é neste momento)

mas eu vi com os meus olhos o TURISMO INTERNO a funcionar, 

pois é um país enorme e os russos de certas cidades 

vão visitar outras regiões...



Confesso que chorei de mágoa e revolta 

pois eu não mereço isso, 

quer dizer, se eu decidir durante 10 meses deste ano 

mostrar toda a minha viagem do ano passado, 

não tenho direito a ter comentários 

porque as pessoas estão com aversão a tudo o que tenha 

a ver com aquele país? e o resto? 

Não há pessoas boas lá? 

Não há gente que merece toda a consideração?

POR FAVOR 

NÃO MISTUREM AS COISAS

Apreciem a beleza que eu encontrei por lá, 

paisagens lindas, o dia-a-dia de um povo 

que QUER CONTINUAR A VIVER 

Imaginem se fosse com o vosso país 

também gostariam que o resto do mundo vos abandonasse?


Eu já lá tinha estado em 2005 e estas três fotos 

captei-as nesse ano, de ARTESÃS a fazer o seu trabalho 

para vender aos turistas, vestidas com os trajes típicos 


e nesta última foto um grupo de 3 artistas 

tocando e cantando para receber os turistas 

que chegavam nos barcos que faziam o cruzeiro fluvial, 

nós chegavamos às aldeias típicas

e éramos assim recebidos com a pandeireta no chão 

para ganharem algum dinheiro!



MEUS AMIGOS/AS ainda estamos naquele período em que se PROCLAMA A PAZ no MUNDO, dia 1 de janeiro foi o DIA MUNDIAL DA PAZ e todos desejam votos de AMOR E PAZ neste período do ano...

(que não sejam apenas meras palavras e sim haja atitudes nesse sentido)

Natal ou Dia de Natal - a data é o centro das festas de fim de ano 

e da temporada de férias, sendo, no cristianismo

o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias.

 

10 comentários:

  1. Texto poético que muito gostei de ver e ler. Simplesmente maravilhoso. Deixo o meu elogio.
    .
    Continuação de um ano feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Teu desabafo bem profundo e bem justificado. Sei bem do trabalho que tens e que dá para fazer posts bonitos e elucidadores como os teus. Pena quando acontecem coisas assim. Mas não te deixa abater,. Colocaste pra fora, agora relaxa. Afinal os blogs são para bem nos fazer,não? Fica bem, adorei as fotos! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo... não misturem as coisas!
    Não permita que a magoem com esse género de comentário!
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Um dos que misturou terei sido eu.
    E mantenho o que comentei - por estes dias tudo o que é russo dá-me a volta ao estômago.
    Fácil perceber porquê.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Tem razão, minha Amiga. Não fique magoada. As pessoas expressam o que sentem, mas é bem verdade que nenhum povo tem culpa dos desmandos de quem o governa.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga, a liberdade de pensamento e expressão é um direito, ainda que possam estar errados.
    Por isso, não deverias ficar aborrecida com pontos de vista diferentes dos teus. Sê democrata...
    Mas, quanto a mim, penso eu..., tens toda a razão, não devemos misturar a admiração de um país e do seu povo com a crueldade dos seus líderes e ditadores.
    Boa semana, amiga Ester.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. PS: já estive na Rússia, logo depois da perestroika, e gostei. Apesar da máfia, que era quem governava de facto. E que, no fundo, ainda governa.

    ResponderExcluir
  8. Minha amiga, eu sei bem o tempo que leva a fazer um post de viagens quando é feito como os seus, que para além da seleção das fotos, tem a pesquisa sobre os locais visitados, e pessoalmente agradeço poder viajar consigo através dos seus preciosos olhares.
    Não podemos realmente misturar a beleza que os países têm para oferecer, com as atitudes indignas e cruéis dos déspotas que os governam, há que separar as águas e por vezes as pessoas não conseguem fazê-lo, não leve a mal os comentários, nem fique triste, cada um tem a sua opinião.
    Continue mostrando a sua viagem para todos podermos viajar consigo.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Quanto ao que eu acho, Amiga, digo sinceramente que uma pessoa é livre de ir onde quiser. Já tive muita vontade de conhecer a Rússia , mas, agora, mesmo que a guerra termine, enquanto estiver lá o Putim, não irei visitar esse lindo país. Claro que o povo não tem culpa nenhuma, mas deveria ter saido às ruas sempre que o Putim era eleito de um modo fraudulento. Assim deveria ter feito o povo brasileiro quando O Lula foi ilibado de todos os crimes que cometeu. Pela pequena diferença de votos, viu--se que o povo brasileiro não queria nenhum dos dois, um pq não soube respeitar o povo, o outro pq foi o presidente mais corrupto da história do Brasil e acabou por ser libertado; o povo não esqueceu a roubalheira, mas não se manifestou na altura em que lhe perdoaram tudo. Mas, Amiga, segue em frente com as tuas viagens, com os teus posts e deixa os outros pensarem o que quiserem. Afinal, há liberdade de expressão e algumas pessoas não são meigas a dizerem o que pensam Beijinhos e fica bem, especialmente com saúde
    Emilia

    ResponderExcluir
  10. Também gosto de separar as águas!
    Tenho seguidoras russas, e algumas defendem o presente regime veemente... mas nem me passa pela cabeça, deixar que a política me impeça de frequentar um espaço, que me dá a conhecer outra cultura, tão diferente da minha...
    As diferenças, devem servir para nos enriquecer... obrigar a alargar horizontes, e não cavar clivagens!
    Não se deixe afectar pelas opiniões, Ester, é fácil dizer, mas... cada um tem a sua, e tem direito a tê-la... mesmo que seja totalmente, diferente da nossa! Defendeu muito bem o seu ponto de vista, Ester... e pela minha parte, eu serei das que desejarei conhecer o seu passeio, por um grande país que desconheço, independentemente, do que ocorre por lá a nível político!
    Grata por mais uma bonita partilha, que me faz viajar tanto, sem sair do lugar... até porque estando a olhar pela saúde da minha mãe, e a cada ano que passa, mais fragilizada, estou numa fase, em que não o posso fazer...
    Um beijinho... e bora lá continuar a fazer posts, que têm um mundo para nos mostrar...
    Ana

    ResponderExcluir