sábado, 28 de janeiro de 2023

UM DIA NO PORTO

COISAS SIMPLES DA VIDA

Verdade, às vezes as pessoas não dão valor 

a certas situações que acontecem no dia-a-dia, 

EU em tudo o que faço sou muito intensa. 

. . . / . . . 

Tenho estas fotos guardadas desde 2009 

e ao passar pela pasta onde estão decidi: 

é agora que vou fazer um post com estas fotos. 

Posso dizer que foi a primeira e única vez que entrei 

e visitei a LIVRARIA LELLO no PORTO. 

Subi ao 1º andar e fiz poucas fotos 

pois ao entrar tive a educação de perguntar: 

posso fazer umas fotos? ia de máquina fotográfica na mão, 

era visível e há 14 anos ainda não havia 

destes telemóveis novos para fazer fotos. 

A senhora torceu o nariz e disse...

pode só uma ou duas fotos! 

Huummm quando isto acontece fico furiosa...




Gosto muito das duas primeiras fotos

e, também gosto da fachada exterior da LIVRARIA LELLO

todo o seu trabalhado!





já no piso superior também fiz dois clicks e mais nada!

Fico furiosa e explico o porquê! 

Fui educada para respeitar e fui a única pessoa que 

pediu autorização para fazer fotos no interior 

e bem vi outras pessoas passando e subindo 

sem nada perguntar e faziam dezenas de clicks


Visitada, todos os dias, por milhares de visitantes 

provindos de todo o mundo, o património cultural 

que é a Livraria Lello, continua a viver em perfeita sintonia 

com o seu tempo, estando mais viva, 

mais habitada e mais dinâmica do que nunca.

Uma livraria de encontros entre o Livro e o Leitor 

teria de transmitir através do seu espaço a essência da literatura, 

mas também a essência da cidade onde cresceu – o Porto. 

Tendo já vivido muito através de exposições, teatro, 

música, escultura e literatura, a Livraria Lello procura dar a conhecer,

 renovando a sua casa, o mesmo esplendor com que deslumbrou em 1906

 aquando a sua inauguração. Sendo uma das preocupações da 

Livraria Lello a criação, exibição e preservação de espólio, 

que representa um investimento significativo para a Livraria, 

foi inaugurada a sala Gemma dedicada ao culto dos livros. 

Nesta sala podem ser encontradas primeiras edições, 

edições assinadas pelos autores, livros raros e edições atuais de livros de luxo.

 Inaugurou também um espaço dedicado ao público infantil, 

um mundo da fantasia de contos fantásticos, 

onde a fada dos livros vem visitar as crianças para lhes contar histórias.

Hoje, a Livraria Lello, para além de uma das livrarias mais belas do mundo, 

é um espaço culturalmente enriquecedor, 

é a casa do encontro de todos os leitores com a cultura e a literatura.


Mas esta minha ida ao PORTO teve outro propósito, 

eu tinha ido em Novembro de 2008 à ÍNDIA 

a minha primeira experiência no ORIENTE

e vim da Índia completamente deslumbrada, só que, 

um pouco decepcionada pois pensava comer "bebinca" por lá 

e nunca encontrei nos diversos restaurantes 

onde comi pelo RAJASTÃO, até perguntei ao Guia 

que acompanhava o grupo e ele disse-me que é um doce 

mais típico da zona de GOA e eu não fui a GOA.

Porquê esse interesse na "bebinca", perguntam vocês!

Porque eu nasci e vivi em Moçambique onde havia 

uma grande comunidade goesa e justamente a minha melhor amiga 

que vivia em frente à minha casa é filha de pais goeses 

nas festas de aniversário da Rita havia sempre "bebinca" 

e eu habituei-me a comer esse doce que tanto gosto 



Quando cheguei da viagem à Índia 

confidenciei a uma amiga do Porto que vinha com muita 

vontade de comer bebinca e combinamos eu ir fazer-lhe 

uma visita ao PORTO, para contar-lhe toda a minha aventura 

pela Índia e assim fiz no mês de ABRIL de 2009 

para festejar os meus 54 anos 

e, telefonei para vários restaurantes indianos na zona 

do Porto e Gaia e este assegurou-me que sim, 

tinha "bebinca" para sobremesa e lá fui eu



tudo combinado, ela foi-me buscar ao comboio 

e fomos as três, nós duas e a filha dela jantar comida indiana

Foi tudo muito bom, 

para elas foi a 1ª vez que comeram comida indiana, 

geralmente sou sempre eu que levo as amigas 

a comer outro género de comida diferente, 

já aconteceu com a comida chinesa, com a mexicana and so on...




aqui está a tão deliciosa "bebinca"

estou outra vez com desejos de bebinca, tenho que começar 

à procura de um lugar onde ir comer essa sobremesa deliciosa



antes de encontrar o restaurante 

ainda fiz uns clicks nas ruelas de Gaia 

e vi esta placa numa casa de 1936 

pertencente à CMP - Câmara Municipal do Porto



e, na sua parede lateral 

este AVISO escrito ainda "à antiga"!



caminhando, ainda passei numa 

Galeria de Arte que espreitei e fiz estes clicks



mesmo muito original, 

nunca tinha visto um irrigador de fazer clister de limpeza 

usado numa galeria de arte...

há ideias e gostos para tudo! 



 

12 comentários:

  1. Detalhes fotográficos deslumbrantes. O meu aplauso e elogio

    Domingo feliz.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa tua viagem aqui bem contada... Lindas fotos e essa biblioteca é maravilhosa!
    E que bom que comeste o doce que tinhas vontade e mostraste às filhas. Adorei tua participação lá: frase muito boa! Obrigadão! beijos, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  3. Um post super interessante e é claro sempre acompanhado de excelentes fotos.
    Numa das minhas visitas ao Porto, fui conhecer a livraria Lello, é um local magnifico!
    Também gosto imenso desse doce indiano, a "bebinca", aos anos que não como, costumava comer num restaurante que já fechou.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  4. Cais Capelo Ivens, número 88, Gaia.
    Isso sim é maravilha!!
    Beijinhos, boa semana

    ResponderExcluir
  5. Querida Tulipa, eu adoro livrarias, e casualmente recebi ontem de uma amiga, um e-mail com inúmeras livrarias do mundo, e que maravilhas! Adoro livrarias; Tudo junto, Arte, História, Literatura, e muito Classe. Estava ansiosa para vir conhecer o Porto. A livraria é belíssima, comparo os prédios antigos com os modernos. Logicamente fico com os antigos, onde há muita arte, beleza e história, como essa fachada da Livraria Lello, quantos detalhes, isso é maravilhoso!
    Fiquei muito curiosa com o teu doce!! De que é feito a Bebinca?
    Gostei muito de tudo que vi e que li, querida Tulipa. Só posso deixar meus aplausos pela matéria e fotos lindas.
    Beijinho, muita saúde e paz!

    ResponderExcluir
  6. A Livraria Lello é, sem dúvida maravilhosa. E que bonitas fotografias que tirou. E que bem explicado ficou tudo o que foi vendo. Obrigada.
    Uma boa semana com muito saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Não sei qual é o problema para a livraria que os visitantes façam muitas fotos. Até lhes dá publicidade...
    Mas as que fizeste já dão uma ideia.
    Boa semana, amiga Ester.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. O Puorto é um Muondo... e as tuas fotos provam isso, indiferentes aos anos, o Porto é sempre uma atração. E começaste por um local onde eu nunca estive, apesar das dezenas de vezes que fui ao Porto nos últimos anos antes da pandemia. Estive algumas vezes na fila, mas não gosto de estar em filas, no Porto prefiro passear, divagar, até porque é uma cidade onde se pode ir a pé para todo o lado, ao contrário de Lisboa. Sobre a Livraria Lello documentaste muito bem, boas fotos, bem exemplificativos daquilo que tenho visto na televisão ou nas fotos de outros amigos. Muito bom. Obrigado pela partilha. E obrigado também pelo texto, assim evita que vamos ao google para nos informarmos. Está tudo aqui no teu post.

    E não é que tão longe da Índia encontraste a tua bebinca? Ainda por cima bem acompanhada. Fico curioso, embora não seja dos maiores apreciadores de comida não portuguesa, mas quando voltar ao Porto hei-de ir procurar.

    E ainda tens tempo e oportunidade para registar pormenores únicos do Porto, muito curiosos alguns deles. Ainda bem que a Câmara preserva letreiros antigos. O Porto é mesmo um Mundo, quem visita fica com vontade de voltar, e voltar e voltar... em princípio irei daqui a umas semanas matar saudades. Costumo ficar num hotel na zonda da Boavista e dali parto para todo o lado, nomeadamente para a Trindade, onde há uns alfarrabistas que me guardam uns livros sempre que lá vou.

    Obrigado pelo post. Excelente.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Tulipa, Pedro postou um comentário aqui e estou
    lhe escrevendo para você dar uma olhada no seu spam!
    Beijinho, querida, um bom fim de semana, com paz e alegria.

    ResponderExcluir
  10. Querida Tulipamiga
    O porto tem de agradecer maravilhosa reportagem que sobre Cidade Invicta fizeste, é um Porto simultaneamente conhecido e desconhecido é um Porto para fruir com calma e com alma. A biblioteca Lello é um ex-libris que já atravessou fronteiras é um monumento nacional admirado por todos que a visitam e não apenas para ler livros.
    A sua imponência que tão bem captaste confere-lhe um estatuto próprio e bem se pode dizer do Palácio da Bolsa outo motivo de orgulho para os portuenses.
    Confesso que prefiro Lisboa, sou alfacinha e isso diz tudo. Mas o olhar abrangente sobre o Porto deixa-me a vontade de lá voltar quando possa e tenha saúde.
    Beijos & queijos
    Henrique

    ResponderExcluir
  11. Uma interessante reportagem , sem dúvida.

    Abraço grande

    ResponderExcluir
  12. Grata por esta formidável publicação, que me permitiu ver tão famosa Livraria, por dentro! Numa ocasião passei por ela, no Porto... mas tinha uma fila de turistas imensa para a visitar... pelo que rapidamente mudei de ideias, em visitá-la. Assim adorei poder apreciar com mais detalhe, o que se me escapou nesse dia!
    Bebinca... desconhecia! Agora até eu fiquei curiosa sobre tal sobremesa, pois o seu aspecto é deveras tentador!
    Grata por tão especial partilha, Ester!
    Um beijinho! Continuação de uma feliz semana! E esperemos que dias tão frios, finalmente dêem uma trégua!
    Ana

    ResponderExcluir