quarta-feira, 28 de abril de 2021

ALMOUROL - Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha


ALMOUROL 

já perdi a conta às vezes que fui a ALMOUROL, 

sozinha no meu carro e também em grupo 

com outros amantes de fotografia, 

amadores que fazem clicks e gostam de se divertir... 

Hoje trago algumas fotos de um passeio 

com um grupo que acompanho há alguns anos, ou seja, 

brevemente será o 36º evento do Grupo, 

sei que não fui a todos os eventos, mas já fui a alguns 

e é sempre uma grande alegria e diversão! 

Geralmente apanhamos muito bom tempo 

mas, sei de alguns desses passeios que foram feitos 

debaixo de chuvas fortes e a esses, por acaso, não fui



ALMOUROL 

em tempo de PRIMAVERA 

e as flores a despontar

lá vou brincando, 

procurando certas perspectivas



ALMOUROL 

a NATUREZA pura 

que tanto ADORO

e, quando as nuvens reflectem nas águas!



ALMOUROL 

esta foi a última, para despedida, 

mesmo no final do dia 

com aquelas cores fabulosas



ALMOUROL 

e, cada um montando o seu tripé 

para conseguir o melhor resultado final





ALMOUROL 

aproveitando o passadiço 

para outra perspectiva diferente, 

neste caso, uma foto de "profundidade"




ALMOUROL 

alguns mais aventureiros tentam saltar 

de pedra em pedra, para a outra margem...

querem regressar à sua juventude

e, eu sempre atenta 

para captar tudo o que me rodeia!



ALMOUROL 

SEMPRE...



 

12 comentários:

  1. No meio do Rio Tejo, o enigmático Castelo de Almourol é um dos monumentos mais emblemáticos da Reconquista Cristã.

    Situado numa ilhota a meio do Rio Tejo,
    o Castelo de Almourol é um dos monumentos mais emblemáticos
    que se podem encontrar em Portugal,
    pelo seu significado e pela paisagem envolvente.

    A sua história relembra a Reconquista do território durante a Idade Média. Quando aqui chegaram os cristãos em 1129, o castelo já existia sob o nome de Almorolan, tendo sido então incluído nas terras entregues à guarda dos Templários, sob as ordens de Gualdim Pais.
    Segundo uma inscrição existente na entrada, as obras de reconstrução datam de 1171.

    Juntamente com os castelos de Tomar, do Zêzere e da Cardiga formava a linha defensiva do Rio Tejo.

    Depois de extinta a Ordem dos Templários e terminada a necessidade de defesa do território, acabou por cair no esquecimento, sendo recuperado pelo espírito Romântico do séc. XIX que orientou o seu restauro e lhe deu o aspecto que vemos actualmente.

    ResponderExcluir
  2. O Castelo de Almourol localiza-se na freguesia de Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha, distrito de Santarém, região do Centro (Região das Beiras), em Portugal,
    embora a sua localização seja frequentemente atribuída a Tancos,
    visto ser a vila mais perto e onde se vislumbra melhor.

    Erguido num afloramento de granito a 18 metros acima do nível das águas, numa pequena ilha de 310 metros de comprimento
    por 75 metros de largura, no médio curso do rio Tejo,
    um pouco abaixo da sua confluência com o rio Zêzere,
    à época da Reconquista integrava a chamada Linha do Tejo,
    atual Região de Turismo dos Templários.

    Constitui um dos exemplos mais representativos da arquitetura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários, associação que lhe reforça a aura de mistério e romantismo.

    ResponderExcluir
  3. Começaste muito bem, curiosamente nunca fui ao Castelo de Almourol, já passei perto tantas vezes, inclusive numa vez fui com o Pedro Barroso e a sua família e comitiva num barco e só não subimos porque acho que a maré não estava a jeito. Foi pena. Mas com este teu post despertas a vontade de lá ir de uma vez por todas, acho que todos merecemos fazer algo de que gostamos depois desta pandemia e confinamento.

    As tuas fotos estão simplesmente fantásticas porque não se limitam a registar o Castelo, aproveitas a envolvente e da melhor maneira, inclusive contraluzes. E apanhaste bons pormenores, com pessoas, passadiços. A que gosto mais é das flores em primeiro plano e o Castelo ao fundo. 

    ResponderExcluir
  4. O mais conhecido, o ex-libris, é o castelo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Lindo demais por lá! Realmente dá vontade de conhecer, voltar, revisitar sempre! beijos, chica

    ResponderExcluir
  6. Belíssimas imagens.
    Bom fim de semana, querida amiga.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Mais uma reportagem fotográfica excelente, minha Amiga.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Tulipa,
    Adoro o Castelo de Almourol que já visitei e fotografei também algumas vezes, a última há cerca de um ano (ou menos). Fica no meu rio Tejo, a caminho das minhas origens!
    As suas fotos são fabulosas.
    Um beijinho e saúde.
    Ailime

    ResponderExcluir
  9. Olá, Tulipa, eu adoro castelos, e esse de Almourol é belíssimo, misterioso. Como será por dentro!?
    Castelos lembram nossa infância, cercados de reis, rainhas e muito mistério. Belíssimas fotos!
    Uma boa semana pra você, amiga.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. OLÁ!!
    Por acaso nunca lá fui, não conheço. Espero ainda este ano ou o próximo dar lá um saltinho e conhecer.
    Adoro passeios fotográficos!! Já fui a alguns (muito poucos) e é sempre uma diversão. Conhecemos novas pessoas, revemos outras, aprendemos novos truques. Gosto muito!
    Pois, passeios debaixo de chuvas fortes, creio que não deve apetecer a ninguém.
    Na verdade, podemos estar perante algo (objeto/paisagem) e os ângulos para fotografar são muito vastos. Podemos explorar ao máximo, e acabamos sempre por fazer belas experiências.
    É muito interessante (principalmente em dias de calor), ver o após pôr do sol. As cores que depois se formam acabam por apetecer dar uns clicks.
    Que perigo! Se há uma escorregadela…..
    Foram bem apanhados!!
    Bela reportagem!!

    ResponderExcluir
  11. Só fui ao Castelo de Almourol uma vez e já lá vão tantos anos, ficou a vontade de visitar novamente.
    Uma selecção espectacular de fotografias. A minha preferida foi a última.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Imagens de uma grande beleza!!! Um lugar pelo qual passei apenas uma vez... Grata por esta especial partilha, Ester, que me despertou a vontade de passar com bem mais tempo por lá!...
    Aquela imagem onde as flores se cruzam, qual duelo medieval, está o máximo! E adoro também a seguinte, em especial, com aquele contraluz ao anoitecer e respectivo reflexo...
    Beijinhos, estimando que tudo esteja bem , aí desse lado!
    Ana

    ResponderExcluir